Educação

Oposição pressiona Alcolumbre a rejeitar MP que muda seleção de reitores para universidades

Marcos Oliveira/Agência Senado
Bancada petista no Senado argumenta que medida desrespeitaria a autonomia das federais e abriria brecha para que pessoas politicamente alinhadas ao governo sejam selecionadas  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 31/12/2019, às 14h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A bancada do PT no Senado apresentou um requerimento ao presidente da câmara Davi Alcolumbre (DEM) para que este rejeite a Medida Provisória (MP) que busca alterar a seleção de reitores de universidades federais. 

De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, o documento foi entregue na última segunda-feira (30). A oposição argumenta que não há emergência que justifique o texto publicado na véspera de Natal. 

MP' s têm efeito imediato, perdem a validade se não foram apreciadas pelas casas legislativas dentro de um prazo de 120 dias.  Além disso, segundo os parlamentares, a norma desrespeitaria a autonomia constitucional das federais e abre brecha para que pessoas politicamente alinhadas ao atual governo sejam selecionadas.

A medida dá prevalência aos professores na escolha de reitores, com peso de 70% na eleição. Hoje, boa parte das universidades concede pesos iguais a docentes, alunos e funcionários. Segundo aliados do ministro Educação, Abraham Weintraub, o objetivo é minar a influência de sindicatos e partidos, mais próximos de servidores e alunos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp