Educação

Mais de um ano após eleição, nova reitora do IFBA é empossada

Reprodução
Em dezembro, Procuradoria Federal questionou ao MEC o motivo da demora da posse de Luiza Mota  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/01/2020, às 08h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Eleita há mais de um ano, a nova reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Luiza Mota, foi empossada nesta sexta-feira (10), em cerimônia realizada na reitoria localizada no bairro do Canela.

A votação ocorreu no dia 13 de dezembro de 2018, Luiza Mota foi eleita com 32,2% dos votos válidos, para ficar a frente da instituição de 2019 a 2023. Apesar do resultado, ela não foi empossada na ocasião.

No fim do ano passado, o Ministério da Educação foi questionado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), que integra o Ministério Público Federal (MPF), o motivo da demora da posse de Luiza.

Segundo o G1, o MEC justificou a demora por terem sido encontradas "inconsistências no rito eleitoral", o que impediu a nomeação.

Mas a própria nomeação da professora só veio a ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de dezembro de 2019. O caso repercutiu entre a bancada de deputados da Bahia, que chegaram a fazer um abaixo-assinado para cobrar a oficialização de Luiza Mota no cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp