Educação

Uneb, Uesb e Uesf têm aulas suspensas e não ofertam materiais didáticos para estudantes durante pandemia do coronavírus

Divulgação/Uneb
Na Universidade Estadual da Bahia, as aulas presenciais foram suspensas desde o dia 16 de março, deste ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Uneb

Publicado em 09/06/2020, às 19h51   Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Sem aulas e sem surpresas. Essa é descrição de estudantes das universidades estaduais da Bahia, que relataram ao BNews que esse comportamento das instituições já era “esperado” em meio a quarentena. “Nem deu tempo deles disponibilizarem conteúdo ou simplesmente não se preocuparam em realizar”, disse a estudante de Direito, Irlaneide Machado.

À reportagem, três das quatro universidades estaduais informaram que não deram continuidade ao ano letivo através do Ensino à Distância (EAD) e poucos materiais didáticos disponíveis para os alunos. (Confira a situação em cada instituição) 

Na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), as aulas presenciais foram suspensas desde o dia 16 de março, deste ano. “Todas as atividades presenciais acadêmicas e administrativas nos seus 29 Departamentos, conforme Resolução CONSU nº 1.406/20202”. No entanto, as atividades administrativas estão sendo realizadas de forma remota.  

Ainda de acordo com a veterana do curso de Direito, foi realizada uma votação para decidir se o conteúdo seria adiantado através do EAD. “Rolou uma desatenção em relação ao apoio educacional dos alunos nesse período de quarentena, mas aí visando integrar uma galera do interior sem acesso à internet, suspenderam”, explicou.  

O que a outra estudante da Uneb, desta vez do curso de História, Nicole Gottschalk, reiterou: tem poucas publicações no site da Universidade, nem os docentes sabem muito a respeito. Eu e alguns colegas conversamos sobre estarmos totalmente “a par” e nos sentindo muito abandonados. 

Questionada se tem ofertado materiais acadêmicos para os estudantes, a pró-reitoria da UNEB não respondeu.  

O cenário de paralisação de atividades é compartilhado também na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que possui campus em Itapetinga, Vitória da Conquista e Jequié, e na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), localizada no município à 108 km de Salvador. 

Segundo informações da Uesb, as aulas de graduação e pós-graduação foram interrompidas três dias depois da Uneb, em 19 de março, conforme a decisão do Conselho Universitário, disponível na Resolução Consu 03/2020, que não inclui a oferta de atividades à distância. 

Ao BNews, o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, pontuou que a Uesb não dispõe de “condições objetivas” ensino para inserir os cursos na modalidade EAD, no período de pandemia.  

A instituição do sudoeste baiano também ressaltou que não foi disponibilizado nenhum conteúdo para os estudantes, com a justificativa de que não foram previstas atividades remotas durante a crise do coronavírus. 

Mas, para minimizar os impactos, alguns setores, cursos, projetos e os próprios alunos, estão realizando transmissões e atividades on-line divulgadas no site da faculdade.  Uesb paralisou as atividades no ano letivo referente a 2019.2.

“Uma dessas iniciativas é o Informação na Rede, que traz a publicação de discussões e análises, de professores da Uesb, do contexto da pandemia, propondo sugestões para lidar com o período”, disse.

No caso da Uefs, em Feira de Santana, as aulas foram mantidas até o dia 25 de abril, com intuito de finalizar o semestre de 2019.2. Entretanto, em maio, a instituição realizou formulários direcionados aos estudantes de graduação, pós-graduação e corpo docente, para decidir sobre a oferta de conteúdos curriculares, através da modalidade EAD.

“Esse diagnóstico está subsidiando ações institucionais, a exemplo de uma possível oferta remota de componentes curriculares, de caráter exclusivamente teórico, que possa ser realizada em um período letivo extraordinário, de modo intensivo, sem prejuízo ao próximo semestre letivo 2020.1”, afirmou a nota enviada ao BNews.

As atividades de pesquisa e extensão também continuam acontecendo, segundo a instituição. Além disso, a universidade também reiterou que há um programa de formação continuada docente, o PROFACE, que, junto a UAB, oferece capacitação em tecnologias para cerca de 500 professores.  

 reportagem também procurou a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp