Educação

Deputado solicita instalação de instituto federal em Ipirá; mais de 250 mil habitantes da região se beneficiariam

Divulgação
O parlamentar citou que a taxa de analfabetismo na região chega a 25% da população  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/09/2020, às 18h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal João Roma solicitou, nesta quarta-feira (23), ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, a instalação de um instituto federal em Ipirá. O parlamentar destacou que a região não possui nenhum campus da rede federal de ensino e essa é uma demanda antiga da população. 

A implantação beneficiaria mais de 250 mil habitantes dos 14 municípios que integram o Território de Identidade Bacia do Jacuípe (Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço). O deputado citou que a taxa de analfabetismo na região chega a 25% da população.  

Roma alegou que a Bahia costuma concentrar a maioria dos investimentos em saúde, educação e serviços em municípios próximos à faixa litorânea, “excluindo das políticas governamentais grande parte dos seus mais de 14 milhões de habitantes”. O ministro, então, encaminhou a demanda para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e afirmou que o Ministério da Educação está organizando um plano de estruturação dos centros de ensino. 

“A concentração de investimentos em regiões prioritárias, a citar o caso do estado da Bahia, cria do lado oposto um bolsão de desigualdades e ausências de oportunidades, marcados, sobretudo, pela fome, miséria, ignorância, expansão da violência, bem como, altos índices de pessoas necessitadas de políticas sociais governamentais”, criticou Roma.  

Ele ressaltou que as cidades que contaram com investimentos na área da educação superior conseguiram gerar emprego e renda, dinamizar a economia local e atrair o desenvolvimento territorial, entre outros ganhos. “De maneira técnica e considerando as vocações territoriais, indica-se a abertura de cursos voltados para produção de moda ligada ao setor têxtil e coureiro por se destacar com um forte produtor de artefatos em couro, Agronomia, Medicina Veterinária, Direito, bem como cursos voltados a área de saúde”, explicou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp