Educação

Bahia lidera ranking de medalhistas em Olímpiada de História do Brasil

Arquivo/Agência Brasil
Nordeste liderou ranking das regiões  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 23/11/2020, às 14h33   Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia foi o estado que mais conquistou medalhas na 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O estado registrou 18 equipes medalhistas, sendo seis de bronze, oito de prata e quatro de ouro. A região nordeste liderou o ranking com 64 das medalhas 90 que foram distribuídas neste domingo (22).

A Olimpíada teve início em setembro, com 69,8 mil inscritos de todo país, um total de 17,4 mil equipes. A participação é liberada para estudantes de escolas públicas e particulares de todo Brasil. As equipes são formadas por três alunos e contam com a orientação de um professor de História da escola.

A coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, destacou que o projeto foi afetado por conta da pandemia do novo coronavírus e que a tradicional final presencial foi adaptada para ocorrer online. 

"A ONHB é uma oportunidade para conhecer melhor a História do Brasil, para pensar criticamente sobre a nossa realidade. Somos solidários nestes tempos que estamos vivendo, não só por causa da pandemia. Quisemos acolher a todos e que os participantes tivessem a certeza que da nossa parte estávamos fazendo uma prova interessante para a formação e espírito crítico", afirmou Cristina.

Veja ranking dos medalhistas:

Bahia: 6 de bronze, 8 de prata e 4 de ouro

São Paulo: 4 de bronze, 8 de prata e 4 de ouro

Pernambuco: 5 de bronze, 5 de prata e 4 de ouro 

Rio Grande do Norte: 10 de bronze, 1 de prata, 2 de ouro

Ceará: 6 de bronze, 2 de prata e 4 de ouro

Minas Gerais: 3 de bronze, 2 de prata e 2 de ouro

Sergipe: 3 de bronze, 1 de prata

Piauí: 1 de bronze e 1 de prata

Paraná: 1 de prata

Rio de Janeiro: 1 de prata

Roraima: 1 de bronze

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp