Educação

Reitor diz que a Ufba não seguirá portaria do MEC que exige aulas presenciais em 2021

Arquivo BNews
A portaria do MEC estabelece que o regime presencial deverá seguir todos os protocolos de medidas sanitários   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 02/12/2020, às 10h29   Marcio Smith e Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) não seguirá seguirá a portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada nesta quarta-feira (2) e que começa a valer a partir de 4 de Janeiro de 2021, que estabelece o retorno das atividades presenciais nas “instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino”.

A portaria do MEC estabelece que o regime presencial deverá seguir todos os protocolos de medidas sanitárias contra contaminações e propagação do novo coronavírus, e que o regime à distância só deverá ser utilizado em caráter excepcional e para integralização da carga horária.

“os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais deverão ser utilizados de forma complementar,   em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”, diz trecho da portaria publicado pelo MEC em dezembro.

No dia 27 de novembro, o Conselho Superior da Universidade Federal da Bahia (Consuni) decidiu, levando em conta à ausência de vacina para covid-19 e a segurança sanitária dos alunos, servidores e do corpo docente, manter o primeiro semestre de 2021.1 de forma não presencial, permitindo o trancamento especial para os alunos que não quiserem cursar.

Os alunos que ingressam na instituição de ensino superior no semestre 2021.1 também poderão escolher se optaram pela modalidade à distância ou começarão a cursar após o regresso das atividades presenciais.

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, emitiu um comunicado justificando os motivos da UFBA não seguir as diretrizes do decreto do MEC.

“Nossa Universidade não colocará em risco a vida de nossa comunidade, nem deixará de cumprir, com autonomia, sua missão própria de ensino, pesquisa e extensão. Só nos cabe assim reiterar os termos de nossa Resolução 04/2020, que bem expressa nosso zelo e nossa responsabilidade acadêmica e institucional”, reforçou Salles.

Leia mais em:

Aluno da Ufba pode ter contraído o coronavírus em Wuhan: "Pulei uma fogueira"

Rui confirma retorno das aulas em universidades e ensino médio na Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp