Educação

Estudantes da Estácio emitem carta contra fim do curso presencial de jornalismo: "fomos pegos de surpresa"

Divulgação
A decisão foi divulgada pela universidade no último dia 10 e entra em vigor a partir de 2021  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/12/2020, às 10h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Estudantes de jornalismo da Universidade Estácio da Bahia emitiram uma carta de repúdio contra a decisão da instituição de acabar  com o curso presencial de jornalismo, mantendo apenas a versão de Educação a Distância (EAD). A decisão foi divulgada pela universidade no último dia 10 e entra em vigor a partir de 2021.

Segundo a carta divulgada pelos alunos, "a instituição comunicou, de forma abrupta, o fim do curso de jornalismo na modalidade presencial. Assim, de maneira direta e sem rodeios, os alunos também foram pegos de surpresa com a situação".

Estudante do oitavo semestre do curso, Evilásio Sacramento, de 21 anos, contou ao BNews que pretende entrar com uma ação judicial contra a Estácio. "Foi tudo de uma hora pra outra. Eu só falto cursar apenas duas disciplinas e o TCC [Trabalho de Conclusão de Curso]. Todo o meu curso foi feito na modalidade presencial, como é que agora eu vou fazer um TCC todo digital, sem instrução alguma? Eles poderiam, pelo menos, formar as turmas que já estão cursando e depois fechar. Isso é uma falta de respeito. Eu não queria sair da faculdade, mas infelizmente vou ter que procurar outra instituição", disse o aluno.

Já Ana Raquel, de 20 anos, estudante de quinto semestre, afirmou que muitos colegas perderão bolsas de estudo em razão da decisão da universidade a qual ela classifica como "desrespeitosa".

"Foi lamentável demais porque eu planejei cursar os quatro anos de curso na Estácio e esse meu plano foi frustrado. Não quero levar muito tempo para iniciar a minha carreira profissional e isso vai me atrasar toda. Como se não bastasse a pandemia e agora tenho mais essa preocupação. Foi muito desrespeitoso. Muita gente vai perder bolsa, muitas pessoas tivera crise de ansiedade no momento do anúncio feito pela reitora. Muitos sonhos jogados fora. Já estou procurando outra instituição de ensino porque quero ter a segurança de que quando a pandemia acabar eu vá para uma sala de aula", contou a estudante que também pretende processar a instituição de ensino.

Conforme os alunos, a Estácio deu apenas duas opções para eles: a transferência para um curso a distância ou a mudança para outro curso da instituição.

A reportagem entrou em contato com assessoria da Estácio, porém não obteve retorno até a publicação desta matéria que será atualizada assim que uma nota de posicionamento seja enviada pela instituição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp