Educação

Mata de São João: Prefeitura reabre escolas em projeto-piloto

Reprodução/ Instagram Prefeitura de Mata de São João
O objetivo é devolver o ambiente escolar e prestar suporte pedagógico para as crianças do ensino fundamental II  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram Prefeitura de Mata de São João

Publicado em 22/03/2021, às 13h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Mata de São João vai reabrir escolas para os alunos a partir desta segunda-feira (22) em um projeto-piloto. Conforme a gestão municipal, o objetivo é devolver o ambiente escolar e prestar suporte pedagógico para as crianças do ensino fundamental II. 

A principio, apenas três escolas irão receber o projeto. O retorno às salas de aula será facultativo e seguirá protocolos de distanciamento social, revezamento de alunos e medidas de higiene.

As aulas remotas permanecem diariamente e as aulas presenciais ocorrerão de forma escalonada e os estudantes serão divididos em grupos. O número máximo de pessoas em cada sala deverá respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 m;

As instituições de ensino deverão limitar o acesso às suas dependências somente às pessoas indispensáveis ao funcionamento, que não apresentem fatores de risco e com uso de máscara.

Caso ocorra contaminação entre estudantes ou de professores, a instituição deverá ser interditada por 14 dias, retornando para o modelo de aulas 100% online durante este período. Triagem de temperatura será realizada diariamente por meio de termômetros infravermelhos sem contato direto com a pele.

Caso a verificação da temperatura registrada esteja maior ou igual a 37°C, o estudante deverá ser isolado, e a instituição de ensino deverá entrar em contato com os responsáveis a fim de buscarem atendimento médico.

Profissionais de educação devem orientar os alunos sobre a higienização correta das mãos, sabão e água ou álcool gel 70%. O uso de máscara de tecido será obrigatório para todas as pessoas nas Instituições de ensino. Recomenda-se a troca de máscara a cada 2 horas ou sempre que ela estiver úmida ou suja.

Reforçar a higienização de superfícies que são tocadas por muitas pessoas, como grades, mesas, carteiras, puxadores de porta e corrimões, antes do início das aulas, em cada turno e sempre que necessário. Manter janelas e portas abertas a fim de melhor ventilar os espaços. O uso do ar condicionado e ventilador deve ser evitado. 

Os veículos de transporte escolar deverão reforçar as medidas de higienização do interior dos automóveis. O limite máximo de ocupação será de 50% da capacidade, sendo obrigatório o uso de máscaras, por todos os integrantes do veículo, durante todo o trajeto.

Para que o aluno participe do projeto os pais ou responsáveis tiveram que efetuar uma inscrição. Considerando que são apenas três escolas, os alunos que tiveram necessidade, a prefeitura disponibilizou os transportes escolares, que seguem as medidas de combate e prevenção a Covid-19, como a desinfecção e ocupação com devido distanciamento social.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp