Educação

Ministério da Educação é a pasta que vai ter maior bloqueio de despesas no orçamento do Governo Federal

Agência Brasil
O bloqueio tem as despesas discricionárias como alvo, que são os custos da pasta, como conta de água, luz e telefone  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 23/04/2021, às 19h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo federal bloqueou R$ 9,2 bilhões de despesas de ministérios e estatais para evitar que as emendas parlamentares de 2021 sofram com um corte maior. O Ministério da Educação foi o que mais sofreu, entre os órgãos atingidos, com o congelamento de R$ 2,7 bilhões.

O bloqueio tem as despesas discricionárias como alvo, que são os custos da pasta, como conta de água, luz e telefone. Mas essa medida pode afetar mais que isso. 

"Deve afetar ainda mais os programas de expansão do ensino médio e outros. Corte grande no discricionário", disse a presidente do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, à CNN. Ela explica que o erro do governo é não estabelecer as despesas com Educação como as mais importantes nesses tempos de pandemia.

As outras pastas que também serão atingidas pelos maiores bloqueios, depois do Ministério da Educação, são o da Economia e o da Defesa. No toal, 28 órgãos federais vão ser afetados com os cortes. O Diário Oficial da União detalhou esses valores na edição desta sexta-feira (23).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp