Educação

Professoras Carla Liane e Amelia Tereza registram chapa e vão disputar reitoria da Uneb

Divulgação
Com histórias dedicadas à educação as duas acadêmicas se apresentam à sociedade baiana   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/08/2021, às 13h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As professoras Carla Liane Nascimento dos Santos e Amelia Tereza Santa Rosa Maraux registraram, nesta terça-feira (10), chapa para disputar a eleição de Reitora e Vice-reitora, respectivamente, da Uneb. As eleições estão marcadas para 5 de outubro, de forma remota, como definido pelo Conselho Superior da universidade.

A candidata a Reitora, Carla Liane N. dos Santos, é professora titular, pesquisadora da área de Ciências Sociais, com doutorado em Ciências Sociais pela Ufba e especialização em Direito Constitucional dos Afrodescendentes pela Uneb. Também tem formação em Gestão Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e pela Royal Roads University no Canadá.

Atua como professora permanente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC) e no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Possui diversas publicações em livros e periódicos científicos, além de ter larga experiência na gestão universitária, inclusive já tendo sido Vice-Reitora e Diretora do Departamento de Educação- Campus I da UNEB. É militante antirracista atuando no campo do feminismo negro. Carla foi também contemplada com a Medalha Maria Quitéria pelas lutas em prol da Educação, o Prêmio Alice Botas pela atuação acadêmica e o Prêmio Luiza Mahin pela contribuição a comunidade negra.

Já a candidata a vice-reitora, professora Amélia Maraux, é pesquisadora das áreas das Ciências Sociais, doutoranda em Difusão do Conhecimento e professora-assistente. Foi Superintendente do Desenvolvimento da Educação Básica do Estado da Bahia, Diretora de Departamento do Campus XIV – Conceição do Coité, vice-reitora da UNEB por dois mandatos e Pró-Reitora de Ações Afirmativas. Atuou ainda como vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos LGBT da Bahia no período de 2014-2017. É militante feminista e atua hoje como articuladora nacional da Liga Brasileira de Lésbicas -LBL.

Matérias relacionadas:

Alunos denunciam suspensão de aulas práticas e estágios na Uneb: ‘única universidade que não correu atrás da vacinação’

Fraude em cotas por estudante de Medicina da Uneb é investigada pelo Ministério Público

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp