Educação

Professoras iniciam campanha para reitoria da Uneb

Divulgação
Carla Liane a Amélia Maraux disputam os cargos de reitora e vice-reitora, respectivamente   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/08/2021, às 15h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As professoras Carla Liane e Amélia Maraux, candidatas a reitora e vice-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), iniciaram nesta terça-feira (17), a caminhada eleitoral. O objetivo da chapa, segundo as candidatas, é defender o papel central da universidade com um projeto democrático participativo de longa duração, inclusivo, afirmativo e plural. 

Nas diretrizes para a gestão universitária, estão inclusos os desafios da defesa pela autonomia universitária, ampliação dos recursos orçamentários e luta pelos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, além da garantia de uma assistência estudantil de qualidade e inclusiva e da ampliação e fortalecimento das políticas afirmativas. A estes desafios se somam a necessidade de modernização tecnológica e digital frente às transformações ocasionadas pela pandemia do coronavírus. 

Na manhã da última segunda-feira (16), Carla Liane e Amélia Maraux estiveram na Igreja do Bonfim, onde a candidata à reitora da Uneb fez votos de um processo eleitoral transparente e com igualdade de oportunidades para todas as candidaturas. "A Colina Sagrada é um local de fé e representatividade. Não haveria local mais especial para buscar inspiração e forças para enfrentar esse desafio. Rogamos pela proteção daquele que guarda a Bahia, as baianas e os baianos para que tenhamos uma eleição respeitosa e com isonomia", declarou Carla Liane. 

Na oportunidade a professora Amélia Maraux fez questão de reafirmar a necessidade de engajamento da comunidade acadêmica na busca pelo resgate do protagonismo da universidade em prol dos baianos. "A democracia participativa é um caminho legitimo para o engajamento da nossa comunidade e para o fortalecimento da nossa instituição. Vir à Igreja do Bonfim é significativo e carrega um simbolismo ímpar na missão de fé que empreenderemos para que a nossa instituição ocupe o papel principal de mola propulsora no desenvolvimento da Bahia", disse Amélia Maraux . 

A Uneb tem 38 anos de fundada, 30 departamentos, 24 campi e 2 campus avançados, mais de 150 opções de cursos, estruturados nos 19 territórios de identidade da Bahia. São quase 40 mil integrantes , entre estudantes, docentes e técnicos.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp