Educação

Candidatas a reitoria da Uneb apresentam propostas durante lançamento de chapa

Divulgação
O evento, totalmente virtual, foi coordenado pelas candidatas Carla Liane (reitora) e Amélia Tereza Maraux (vice-reitora)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/08/2021, às 13h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A defesa da autonomia universitária, ampliação orçamentária para as Universidades Estaduais da Bahia (Uebas), além das lutas pelos direitos dos servidores docentes, técnicos e analistas estiveram na pauta de lançamento virtual da chapa Uneb é Resistência, nesta quinta-feira (26). 

O evento, totalmente virtual, foi coordenado pelas candidatas Carla Liane (reitora) e Amélia Tereza Maraux (vice-reitora) e contou com participações de professores, alunos, técnicos, além de lideranças dos movimentos sociais.

Durante as apresentações das propostas, as candidatas defenderam a aprovação do incentivo à produção científica para técnicos, analistas universitários e docentes substitutos. Temas como a priorização da política de valorização dos servidores técnicos administrativos e analistas universitários, aprovação imediata da Política de Acessibilidade e Inclusão, encaminhada ao CONSU e realizações de conferências departamentais e territoriais para construção de seus respectivos planos de desenvolvimento, também foram apresentados.

Dentro do escopo do projeto também está inserida a articulação, já iniciada, para a criação de uma frente parlamentar mista na Assembleia Legislativa da Bahia em defesa das Uebas, a ser composta por parlamentares, sindicatos, associações e fóruns (reitores, técnicos e estudantes). 

A proposta foi entregue pelas candidatas à deputada Fabíola Mansur, presidente da comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público. Além da frente parlamentar, Carla e Amélia também introduziram o projeto de criação de uma Superintendência de Educação Superior na estrutura da secretaria estadual de Educação.

A ideia é que exista uma instância de interlocução permanente que possibilidade a formulação contínua das políticas estaduais de educação superior. Não se pode também deixar de priorizar a interface da universidade, seus conteúdos e trabalhos com a pasta de ciência, tecnologia e inovação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp