Educação

Governador em exercício, Adolfo Menezes diz que posição da APLB sobre retorno das aulas 100% presenciais 'não se justifica'

Dinaldo Silva / BNews
O deputado também comentou a desapropriação de terra de uma área de 1.406,74m² entre a Rua Pau da Bandeira e a Ladeira da Montanha, em Salvador, autorizada por ele nesta semana  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 20/10/2021, às 10h52   Luiz Felipe Fernandez e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia em exercício, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), presidente da presidente da Assembleia Legislativa, avaliou que a decisão do presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, de ingressar com ação no Ministério Público para barrar a retomada das aulas 100% presenciais "não se justifica". 

Em entrevista ao BNews, o parlamentar ponderou que, embora entenda que a decisão da entidade faça parte do jogo democrático, as escolas e empresas privadas já estão trabalhando "em todo vapor", com suas "capacidades máximas". 

Avaliou também que a estrutura das escolas foram preparadas para a retomada dos alunos, professores e servidores da educação. 

"Estamos em uma democracia onde todo mundo é livre para defender as posições que acha clara e - como governador interino - minha posição pessoal é que não se justifica. Até porque a gente vê a maioria dos professores em uma escola como essa com as turmas quase que completas, as salas cheias. Não justifica", opinou.

Nesta manhã, o governador em exercício visita às instalações do Colégio Estadual Roberto Santos, no Cabula. Em entrevista na última segunda -feira (18), Oliveira criticou a volta às aulas no Estado pelo formato 100% presencial, e disse que o governador Rui Costa (PT) quer montar um "paredão da morte".

O governador não determinou o retorno das aulas simplesmente. Foram feitos estudo - com sanitaristas, área médica e cientistas - dizendo quais eram as recomendações. O governador tomou várias medidas duras para preservar a população durante o pico da pandemia", avaliou Menezes.

VOLTA ÀS AULAS

Aluno do 2° Ano do Ensino Médio, Isaac Nunes, 18 anos, diz que a volta às aulas é um sucesso e que as medidas sanitárias têm sido respeitadas pelos colegas sob o olhar atento da direção.

"Estou gostando, estou me sentindo seguro", disse ao BNews. Perto de concluir a sua vida escolar, o jovem tem a expectativa de conseguir correr atrás do tempo perdido neste quase dois anos de pandemia.

Desapropriação

O deputado também comentou a desapropriação de terra de uma área de 1.406,74m² entre a Rua Pau da Bandeira e a Ladeira da Montanha, em Salvador, autorizada por ele enquanto governador em exercício.

"A desapropriação do Palácio Rio Branco, um imóvel histórico, um dos mai importantes da nossa Bahia, é porque o Estado não tem condições financeiras de manter todos esses prédios históricos. Então, é melhor dar outra destinação", disse. 

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta terça (19), a área de terra será destinada ao desenvolvimento de projeto de urbanização voltado à reabilitação do Centro Antigo e deverá ser alienada para destinação socioeconômica por processo licitatório. 

Segundo Menezes, o governador acredita que com a medida tornará o imoóvel mais atraente para um grupo internacional - ou nacional - que poderá empreender no local, mantendo todas as características arquitetônicas. Ele salienta ainda que esta é uma tendência verificada em outros países do mundo.

Leia Também

Jerônimo diz que “dívida da Educação” é grande e por isso volta do ensino presencial é importante 

Vereadora critica presidente da APLB: "Passou de todos os limites da razoabilidade"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp