Educação

Bahia terá 360 novas vagas em cursos de Medicina

Agência Brasil
Objetivo é colocar Brasil na média mundial de quantidade de médicos  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 06/06/2012, às 15h23   Redação Bocão News




O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou, nesta quarta-feira (06), o aumento da oferta de vagas em cursos de medicina no país. 

Serão abertas 2.415 vagas em cursos já existentes e em outros a serem criados, tanto na rede pública federal de educação superior quanto em instituições particulares. “Estamos prevendo que nos próximos dois anos todas essas vagas já estejam sendo ofertadas”, disse o ministro. “Essa é a nossa meta.”

Na Bahia, o MEC vai abrir 360 novas vagas até o final de 2013. Do total, 260 serão criadas em universidades federais, todas no interior do estado. As outras 100 vagas restantes serão abertas pela Universidade Salvador (Unifacs), que deve oferecer um novo curso de Medicina a partir do segundo semestre deste ano.

A contratação de professores será realizada por meio de concurso público. “Estimamos a necessidade de 1.618 novos docentes para essa expansão na rede pública”, disse Mercadante. Segundo ele, a expansão é necessária porque o Brasil está abaixo da média mundial na quantidade de médicos. Essa relação, no Brasil, é de 1,8 médicos para cada mil habitantes — precisaria chegar a 2,5 em 2020. Em Portugal, esse patamar é de 3,9; na Alemanha, 3,6; na Argentina, 3,1; no Uruguai, 3,7.

Foto: Agência Brasil


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp