Educação

Ufba fica fora do ranking das 50 melhores universidades da América Latina

Imagem Ufba fica fora do ranking das 50 melhores universidades da América Latina
Uneb sequer figurou na lista  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/06/2012, às 10h04   Redação Bocão News - @bocaonews


FacebookTwitterWhatsApp




A Universidade Federal da Bahia (Ufba) ficou fora do ranking das 50 melhores universidades da América Latina. A informação foi divulgada pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, organização internacional de pesquisa que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. A universidade ficou na 59ª posição, entre as 250 instituições avaliadas, com 50,98 pontos. Em 2011, a Ufba foi avaliada como a 42ª melhor universidade.


Já a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que figurou na 175ª posição no ranking do ano passado, não apareceu na lista deste ano. O Brasil tem 65 universidades entre as 250 melhores da região. A Universidade de São Paulo (USP) apareceu pelo segundo ano consecutivo como a primeira colocada. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em terceiro lugar, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completa o top 10 na 8ª posição.


Apesar do índice geral da Ufba ter diminuído a pontuação, alguns cursos da universidade são bem avaliados. O Guia do Estudante, publicação do Grupo Abril voltada para o público universitário, listou os cursos de Engenharia Ambiental, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo e Administração da Ufba entre os melhores do Brasil. A avaliação é feita por 19 profissionais, com a ajuda de 3 mil professores.

Informações do Correio

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp