Educação

"Quem não entende de Rede Estadual vai dizer o quê"?

Imagem "Quem não entende de Rede Estadual vai dizer o quê"?
Rui Oliveira responde às declarações de Campello sobre movimento ter perdido o 'time'  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/06/2012, às 18h00   Caroline Gois Twitter (@goiscarol)




Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (19), a categoria decidiu em manter a greve que hoje, completa 70 dias.
Além disso, o presidente da Associação dos Professores do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, informou que na quinta-feira (21) um ato público será realizado no Campo Grande. às 9h. "Havíamos enviado contra-proposta e não tivemos retorno do Governo. Sem resposta do Estado, a greve continua", afirmou Rui.
Na próxima terça-feira (26) uma nova assembleia será realizada, às 9h.
Questionado sobre as declarações que o secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo (Secopa), Ney Campello fez durante a convenção do PCdoB, no domingo (17), de que o movimento grevista teria perdido o 'time', Rui ressaltou: "Quem não entende de Rede Estadual vai dizer o quê"? 
Na oportunidade, Campello afirmou que como educador e ex-secretário de educação, "eu entendo que esta greve tinha perdido o time. Greve é um processo cumulativo. Você vai até onde se consegue construir resultados. Tenciona, conquista resultados e volta num processo de continuidade de suas lutas”, avalia.
Campello credita que os rumos da greve a uma ala radical que atua dentro do movimento dos professores. “As lideranças se permitiram conduzir por um setor radicalizado que quer pescar em águas turvas, que quer o quanto pior melhor. Tem setores que tem este objetivo. Que não estão na liderança. Agora estão dificuldades (as lideranças) de saída”.
O secretário não ignora o fato de que parte da diretoria é de seu partido, mas alerta para o fato de que existem representantes de diversas legendas da base governista que também integram o quadro de líderes. “A minha posição é de que o melhor para o movimento dos professores é recuar, no sentido da acatar a proposta do governo, e dar dois passos à frente se posicionando taticamente”.
Campello destaca ainda que, na opinião dele, “não existe mais espaço para greves na lógica das que aconteciam no nascedouro do capitalismo, que se propõe a quebrar as maquinas, ou seja, esta ideia de greve até a morte. Isso não funciona no processo democrático”.
STJ suspende liminar
No último dia 13, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, suspendeu a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que orientava o pagamento imediato dos salários dos professores em greve. 
A Procuradoria Geral Estado entendeu que a liminar deferida tinha conteúdo contraditório em relação à decisão anterior, também do Tribunal de Justiça, que manteve os efeitos da declaração de ilegalidade da greve na rede pública de ensino do Estado, decidida pela 5ª Vara da Fazenda Pública da Bahia.
O secretario estadual de Comunicação, Robinson Almeida, foi entrevistado pelo programa Se Liga Bocão Nesta terça-feira e comentou a decisão do STJ. “Só irão receber salários aqueles que estão trabalhando. Na maioria dos municípios, os professores já voltaram às salas de aulas e a proposta do governo será cumprida no valor de 22 a 26% de ganho salarial dividido em duas vezes”, garantiu.

Denúncia de professores

Proposta
O governo propôs aos professores licenciados promoção, por meio de curso, com ganho real de 7%, em novembro deste ano, e mais 7% em abril de 2013. Somando aos reajustes já concedidos este ano (6,5%), a proposta resulta em ganho total de 22 a 26%. O diferencial da proposta é associar o ganho com a formação para os professores licenciados, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
O Estado conclama os professores da rede estadual, que ainda estão paralisados, a considerarem a proposta apresentada e retomarem as atividades em sala de aula.
Contra-proposta
A categoria solicita a revogação da lei que transformou salário em subsídio e o parcelamento dos 22,22% para este ano.

Matéria orifinalmente postada às 12h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp