Educação

Ensino municipal terá mais três novas escolas e modalidade 'integral'

Imagem Ensino municipal terá mais três novas escolas e modalidade 'integral'
Ao todo são 180 mil vagas distribuídas em 435 unidades escolares  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/01/2013, às 20h23   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

Já são sete dias de novo mandato e Salvador já passa por algumas mudanças. No trânsito, a fiscalização em estacionamentos irregulares está intensa, a exemplo deste final de semana quando o secretário de Trânsito e Urbanismo, José Carlos Aleluia, proibiu veículos no trecho da orla que vai da Ladeira da Barra até o Cristo. Na manhã dessa segunda (07), foi a vez do secretário de Educação, João Carlos Bacelar, divulgar as mudanças no ensino municipal, anunciando algumas novidades e avaliando outras determinações.

Este ano, o cronograma para as matrículas na rede municipal disponibiliza 180 mil vagas. Segundo o secretário, a demanda é menor do que a oferta em alguns segmentos e é possível que nem todas sejam preenchidas. “Há pais que não têm o interesse em manter os filhos na escola porque eles precisam, por exemplo, trabalhar”, lembra Bacelar. As vagas estão distribuídas em 435 unidades escolares. Dessas, cinco são novas e nove municipalizadas. A novidade está na modalidade ‘tempo integral’, a qual o governo ainda não considera o mais adequado. “O prefeito ACM Neto não acha que esse seja o modelo ideal, mas já serve de parâmetro se comparado com outras cidades do Brasil. As crianças serão guardadas e educadas”, garante o secretário. Ao todo, são 2.324 vagas para tempo integral e outras 9.872 para tempo parcial. “Além das aulas essas modalidades terão um novo currículo com aulas de dança, teatro e outros”, adianta.

Outra novidade são mais três unidades de ensino em Salvador localizadas no Vale das Pedrinhas, Abaeté e Pituaçu. “Tivemos poucos dias e fizemos um esforço enorme para fazer essas unidades funcionarem”, conta Bacelar, secretário de Educação. No total, as escolas têm capacidade de abrigar mais 824 alunos.

Matrícula

Apesar das novidades positivas, a matrícula informatizada, utilizada desde o ano passado, não funcionou muito bem. Segundo o secretário, houve algumas dificuldades. “Pessoas de outras cidades estavam se matriculando pela internet porque não havia distinção no sistema, além da dificuldade com o sistema informatizado mesmo”, concluiu. No entanto, o Mapa Digital da Educação continua sendo disponibilizado como forma de consulta. No site, é possível visualizar o número de vagas na escola escolhida, entre outras informações.

Vale lembrar, que o incêndio ocorrido no prédio da Secretaria da Educação, na última quinta-feira (03), não afetou as matrículas, que devem ocorrer até o dia 10 de janeiro. Os funcionários foram transferidos para os prédios anexos da Secretaria, localizados também no Parque Solar Boa Vista.

Matéria originalmente publicada às 12h23 do dia 07/01
.

Matéria relacionada: Estacionar na orla da Barra agora é proibido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp