Educação

Abandono escolar na rede pública de ensino dobra em 2021, diz pesquisa

Agência Brasil
Dados do Censo Escolar da Educação Básica também mostraram que houve aumento na taxa de reprovação dos alunos  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 20/05/2022, às 15h16   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (19), os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2021. Segundo a pesquisa, metade dos estudantes da rede pública de ensino abandonou a escola no ano passado.

Metade dos estudantes da rede pública de ensino abandonou a escola no ano passado, de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2021 divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na noite desta quinta-feira (19). 

De acordo com o R7, o rendimento dos alunos, a quantidade do número de aprovados ou reprovados e abandono escolar, foram as categorias pesquisadas pelo Censo Escolar. Além do índice de abandono dos estudantes de ensino médio, os números apurados informaram que houve um aumento na quantidade de reprovação dos alunos em 2020.

Leia mais:

Rui Costa rebate críticas de Neto sobre educação e dispara: “quem mais fala é quem menos faz”

Prefeito diz que professores estão fazendo greve política

Prazo de inscrições para o Enem 2022 termina amanhã

Durante o ano de 2021, a média da taxa de abandono do ensino médio na rede pública foi de 5%, ante 2,3% em 2020. Esse número ainda é maior na região Norte do país, onde 9,7% dos alunos deixaram a escola no ano passado. Já as escolas particulares não registraram abandono.

O “contínuo curricular”, medida de adequação curricular para evitar a retenção e abandono, adotada em 2020 como medida de enfrentamento da pandemia, resultou no aumento de aprovações na rede pública. Mas, com a retomada do ano letivo presencial em 2021, as taxas de aprovação caíram, apesar de ainda estarem em um patamar superior ao de 2019.

No ensino fundamental, em 2020, a taxa de aprovação nos anos iniciais (1º ao 5º ano), na rede pública, foi de 98,9%. Já em 2021, esse percentual caiu para 97,3%.  Já na rede particular, houve um aumento na taxa de aprovação dos alunos — alta de 96,5% para 99,1%, entre 2020 e 2021.

No ensino médio, o número de alunos aprovados em relação a 2020 caiu nas redes pública e privada. A rede estadual, teve uma queda de 4,8 p.p. na taxa de aprovação e aumento na taxa de reprovação e abandono, respectivamente, de 1,6 e 3,2 p.p.

O Censo Escolar da Educação Básica é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil. O levantamento é coordenado pelo Inep e realizado com apoio das secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp