Educação

Dicas de controle emocional podem fazer a diferença na prova do Enem; veja alguns macetes

Divulgação/Redes Sociais
O BNews entrevistou um psicólogo para listar dicas práticas e importantes de controle da ansiedade e que podem fazer toda a diferença  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Redes Sociais

Publicado em 12/11/2022, às 07h00   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizada, neste domingo (13), em todo país. Com a proximidade do exame, o BNews entrevistou um psicólogo para listar dicas práticas e importantes para controlar a ansiedade e que podem fazer toda a diferença na hora da avaliação. O psicólogo clínico, especialista em avaliação psicológica e psicoterapeuta, Sergio Manzione, ressalta que o preparo se baseia não só no estudo dos conteúdos, mas em manter a saúde física e mental antes da prova.

Porta de entrada para as principais universidades, a prova do Enem geralmente deixa muitos jovens com calafrios, e segurar o nervosismo se torna um desafio que ultrapassa os livros e salas de aula. "Na data que antecede a prova não é recomendável ficar na busca deseperada por aprender conteúdo. O que tinha para ser absorvido foi feito ao longo do ano, um dia antes o ideal é relaxar e preparar o emocional fazendo coisas leves que cultivem a tranquilidade", orienta. Ele diz ainda que é comum os alunos dizerem que perderam a tranquilidade ao verem outros estudantes concluírem a prova muito antes deles. "Isso é um equívoco. Prepare-se para fazer o seu melhor e tenha confiança", destaca. 

Sobre o conteúdo, Manzione orienta que antes de começar a prova, o candidato deve identificar as questões consideradas fáceis, medianas e difíceis. "E é essa a ordem que o aluno precisa seguir nas respostas. A prioridade deve ser fazer o maior número de questões fáceis e medianas para ganhar mais pontos e depois sim partir para as outras com maior grau de dificuldade", afirma. 

O especialista explica que a terapia auxilia muito no processo de preparação para o exame ou provas, porque intervém no processo de tomada de decisões, na segurança, e na autoestima. Sérgio chama atenção ainda para a organização, (tempo, localização, material) para que não haja nenhuma surpresa. A realização de esportes também é recomendada pelo psicológo, já que auxilia no alívio das tensões. "Alimentação saudável, sempre", acrescenta. 

Algumas dicas para controlar a ansiedade e manter a tranquilidade:

- Não estude horas antes da prova;

- Alimentação leve e saudável;

- Distrair-se na noite anterior, assistindo a filmes, séries que abordam temas leves, tranquilos, engraçados;

- Dormir cedo. Boa noite de sono. Evitando redes sociais, pelo menos 1 hora antes de deitar-se;

- Conhecer o trajeto até o local da prova e sair de casa com antecedência. Caso haja, imprevistos, não comprometerá o horário da prova. Se possível, visitá-lo antes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp