Educação

Enem 2023: índice de abstenção no Brasil é de 28,1%

Agência Brasil / Divulgação
Número se mantém estável em relação ao registrado em 2022 para o primeiro dia de provas  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil / Divulgação

Publicado em 05/11/2023, às 21h43   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o índice de abstenção de 28,1% para o primeiro dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas aconteceram em todo o país neste domingo (05), e os dados revelam uma estabilidade na quantidade de participantes.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, a atual edição do Enem teve 3.933.992 inscritos. 

No ano passado, o índice de abstenção no primeiro dia foi de 28,3% no primeiro dia e, considerando os dois domingos de 2022, o número sobe para 32%, registrando a maior taxa de abstenção dos últimos sete anos, com exceção de 2020, ano da pandemia, onde 55% dos estudantes não compareceram aos locais de prova. 

Os dados preliminares foram repassados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva com um balanço do primeiro dia de Enem. O estado com o maior índice de abstenção foi o Amazonas, com 44% dos inscritos ausentes. Os dados definitivos serão divulgados junto com o resultado final, em 16 de janeiro de 2024. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp