Educação
O Instituto Das Pretas, através da Rede Fortalece, entregará cursos digitais de maneira gratuita com direito a certificado e acessibilidade em libras para pessoas periféricas que desejam atuar ou já atuaram com empreendedorismo.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!
A Rede Fortalece, apoiadora do projeto, é dedicada ao fortalecimento do empreendedorismo periférico, além de uma plataforma online gratuita de capacitação empreendedora, empoderamento individual e coletivo.
Além disso, o Instituto Das Pretas é, desde 2023, parceiro da Suzano, maior empresa de celulose de eucalipto do mundo. A rede atua especialmente na área Norte do Estado do Espírito Santo, onde estão os municípios de Aracruz, Ibiraçu, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra e outros.
Confira mais matérias do projeto Junho Verde!
Em entrevista ao projeto Junho Verde, do BNews, que trata das temáticas ESG, a CEO e presidente do Instituto Das Pretas, Priscila Gama, contou a importância do projeto, comemorou a parceria com a Suzano e explicou como as ideias acontecem.
“A Suzano tem um programa de sustentabilidade que contempla uma responsabilidade social que é muito importante. A gente aqui no Das Pretas, sentimos ser escutados, ter as demandas da população negra periférica escutada e isso é uma grande coisa quando a gente está falando de responsabilidade social e investimento no impacto social do Brasil. A gente sente uma grande alegria, uma grande honra de estar com a Suzano nesses caminhos de responsabilidade social”, disse.
O Instituto Das Pretas já impactou a vida de mais de 200 mil pessoas em mais de oito anos de atividade, número que a mandatária da instituição carrega com muito orgulho. “A gente faz 10 anos ano que vem. A gente vê com uma grande alegria, uma grande honra, porque a gente pode transbordar a vida das pessoas, de alguma forma colaborar para que as vidas sejam melhoradas, os territórios, os seus ambientes de trabalho, onde a gente mude cenários. Isso é muito importante, a gente se sente muito grato por poder contribuir”.
“Inclusive, sendo um time negro, periférico, liderado por mulheres negras, isso fala muito a nosso respeito também, sobre as nossas vidas. Então, é uma realização muito profunda, porque fala sobre as nossas vidas e uma construção de futuro que não é só do outro para o outro. Nós estamos incluídos nessa construção desse futuro que queremos”, acrescentou.
Além disso, Priscila detalhou como o projeto chega até o público-alvo desejado. “O Das Pretas é uma iniciativa formada por pessoas negras e periféricas. Então, a partir da nossa metodologia de engajamento, ela fala sobre as nossas verdades. Normalmente é sobre uma conexão, uma referência representativa que faz com que a gente entenda como a gente vai se auto-referenciar, mas também se potencializar em vias criativas e colaborativas. Ninguém solta a mão de ninguém”.
Sobre a plataforma de educação à distância com cursos gratuitos, a CEO detalhou “é uma ferramenta gratuita disponibilizada no site da Fortalece, www.redefortalece.com.br, e é muito simples a participação, é um acesso gratuito”.
“A gente construiu um ambiente virtual de aprendizagem exclusivo para o projeto e o principal objetivo é ferramentalizar, dar ferramentas de acessos com uma linguagem acessível e facilmente entendível e portanto com aprendizagem mais rápida para todo empreendedor em qualquer estágio de maturidade do seu negócio. A gente sabe que quando a gente fala de negócio, de ecossistema de negócio, a gente fala de uma linguagem que nem sempre é acessível, muitos termos em inglês, né? O que acaba afastando as pessoas de acessar esse conhecimento e de fazer o uso desse conhecimento, dessa aprendizagem dos seus negócios, aumentando a desigualdade, não só a desigualdade na performance dos negócios, mas também no crescimento dos negócios e outras possibilidades, como investimento, como crescimento, desenvolvimento sustentável e outras coisas”, concluiu.
O projeto Junho Verde 2024 é uma realização do Grupo A4 com patrocínio da Suzano, Governo Bahia, Axxo, JBS, Sian Engenharia, Shopping da Bahia, Intermarítima e Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O apoio fica por conta da Atlântico Transportes, ITS Internet, Planeta Imaginário, Ecogreen Educação Ambiental, Casa Soma e UCI Orient Shopping da Bahia.
Classificação Indicativa: Livre
Imperdível
Super desconto
Café perfeito
famoso copo
Imperdível