Educação

MEC prevê criação de benefício semelhante a "Mais médicos" para professores e incentivo financeiro para alunos de licenciatura; saiba detalhes

Ilustrativa | Freepik
O MEC pretende promover a valorização dos professores e incentivar os estudantes  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa | Freepik

Publicado em 19/11/2024, às 08h56   Cadastrado por Emilly Giffone



O Ministério da Educação (MEC) revelou nesta segunda-feira (18), através do ministro da Educação Camilo Santana, o lançamento de um pacote de benefícios para os professores. A pasta pretende criar um modelo semelhante ao "Mais Médicos" para os educadores trabalhem em áreas com déficits de profissionais.

"Hoje temos uma deficiência grande em professores nas áreas de Física, Matemática, Química e Biologia. Vamos destinar uma bolsa a mais para o professor que queira ir para determinada região com menos professores. Nos dois primeiros anos, o MEC apoia isso", disse o ministro.

Além disso, o MEC também pretende criar um programa financeiro para motivar estudantes a ingressarem em cursos de licenciatura, de acordo com informações do UOL. 

Camilo informou que os estudantes que ingressarem em um curso de licenciatura no ano que vem e tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, receberá bolsa e poupança do governo federal, com base no modelo "Pé-de-Meia". Ainda não foram divulgados os valores dos benefícios.

O ministro falou ainda sobre um incentivo que o governo pretende desenvolver para que a sociedade civil e empresas privadas atuem juntos para valorização dos professores. A ideia é conceder políticas de desconto em hotéis e livrarias, por exemplo e programas que permitam acesso a livros e computadores. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp