Educação

Segunda etapa de provas do Enem continua neste domingo (12)

Agência Brasil / Divulgação
Primeiro dia de provas do Enem 2023 teve presença de 71% dos candidatos  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil / Divulgação

Publicado em 12/11/2023, às 06h00   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 continua neste domingo (12), com as questões de Matemática, Ciências da Natureza e suas tecnologias. Ao todo, compareceram para a primeira etapa da avaliação 71,9% dos candidatos, em mais de 132 mil salas de 1.750 municípios brasileiros. A abstenção foi similar à registrada no ano passado (28,3%). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Assim como no domingo anterior (5), a abertura dos portões será às 12h e, o fechamento, às 13h, seguindo o horário de Brasília. A prova tem início previsto para às 13h30, mas desta vez, o horário de encerramento é às 18h30, já que os estudantes não têm a redação para produzir. Cada prova contém 45 questões objetivas de múltipla escolha, totalizando 90. 

É obrigatório levar um documento de identificação oficial com foto para realizar a prova. São aceitas a Carteira de Identidade (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho - esta última, desde que emitida após o dia 27 de janeiro de 2997. 

As versões digitais dos documentos oficiais com foto, como e-Título, CNH e RG também são aceitas, desde que apresentadas nos aplicativos oficiais do governo. É proibida a exibição de fotos da tela do celular, as famosas capturas ou “prints” da tela. 

Outro item obrigatório para realizar a prova, presente na lista com dez dicas para se sair bem no Enem, produzida pela equipe do BNews, é a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. 

Considerada a principal forma de ingresso nas principais universidades públicas do país, as notas do Enem também podem ser utilizadas para a obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Enem em dezembro 

Para os cerca de 50 mil candidatos prejudicados com a distância de mais de 30 km dos locais de prova com suas casas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que eles terão direito de participar da avaliação em outra data, nos dias 12 e 13 de dezembro, em endereços que ainda serão divulgados. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp