Eleições / Eleições 2022

40% de políticos eleitos na Paraíba herdaram votos de familiares

José Cruz/Agência Brasil
No primeiro turno das eleições deste ano, foram eleitos parentes de políticos que já ocuparam ou ainda ocupam cargos eletivos  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 15/10/2022, às 16h06   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

40% dos cargos da Paraíba foram ocupados por herdeiros políticos do estado após o resultado do primeiro turno das eleições. A constatação foi feita através de um levantamento realizado pelo site G1.

Na ocasião, dos 49 nomes eleitos para cargos em disputa, 20 foram parentes de políticos que já ocuparam ou ainda ocupam cargos eletivos.

Um exemplo foi o eleito para o senado: Efraim Morais Filho (UB), filho do ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-senador Efraim Morais. Seu irmão mais novo, George Morais, foi eleito deputado estadual.

Na Câmara dos Deputados, sete dos 12 deputados federais eleitos são herdeiros de políticos. Um deles, Hugo Motta (Republicanos), o mais votado, é de uma longa família de políticos da cidade de Patos, no interior: ele é filho do ex-prefeito Nabor Wanderley e neto da ex-prefeita Francisca Motta (Republicanos), que foi eleita deputada estadual.

Não acaba por aí. Na disputa de segundo turno para o governo da Paraíba, está presente Pedro Cunha Lima (PSDB), que é filho e neto dos ex-governadores Cássio Cunha Lima e Ronaldo Cunha Lima.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp