Eleições / Eleições 2022

ACM Neto revela se tem arrependimento de votar em Jair Bolsonaro; veja resposta completa

Foto: Marcos Corrêa/PR
ACM Neto declarou voto em Jair Bolsonaro no segundo turno contra Fernando Haddad  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcos Corrêa/PR

Publicado em 30/08/2022, às 09h20 - Atualizado às 09h23   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


Candidato ao governo do Estado da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto quebrou o silêncio sobre o apoio que deu ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018, quando se elegeu ao Planalto pela primeira vez. Em 2022, Bolsonaro busca reeleição.

Naquela ocasião, ACM Neto foi um dos coordenadores de Geraldo Alckmin (PSB) no primeiro turno. Hoje, o ex-governador de São Paulo é vice na chapa de Lula (PT), de quem era um opositor ferrenho.

"Eu apoiei um candidato declaradamente, fiz campanha e disse na véspera da eleição que ele podia ter dois votos, o dele e o meu. Até liguei para Alckmin mandando ele se preocupar com o voto de Dona Lu [esposa de Alckmin]. Eu sabia que Alckmin estava derrotado naquela eleição, não tinha chance nenhuma. Ali no primeiro turno, nem Bolsonaro, nem Haddad me rerpesentavam. Quem me representava era Alckmin, hoje vice de Lula. Cada circunstância impõe uma avaliação", disse ACM Neto na manhã desta terça-feira (30), em entrevista à rádio Sociedade da Bahia.

O segundo turno foi disputado entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro. ACM Neto declarou voto em Bolsonaro. Questionado se tem arrependimento, o ex-prefeito de Salvador afirmou que "ninguém tinha bola de cristal para saber como seria o governo de Bolsonaro".

"Não fiz campanha, mas declarei meu voto porque achava que ele poderia representar alguma coisa diferente. Não fui eu sozinho quem achei. 52 milhões de brasileiros pensaram como eu. Naquele momento tínhamos duas opções: acreditar alguma coisa nova ou votar no PT. É muito fácil você ter comentários como esse. Eu não gosto de engenheiro de obra pronta. É muito fácil chegar hoje, em 2022, depois que várias coisas aconteceram, o Brasil viveu várias situações e dizer que deveria ser de outra forma. Lá em 2018 a gente não tinha condição de saber, não tenho o dom da vidência", disparou ACM Neto.

Ele afirmou que não quis ter feito parte da base do governo e preferiu se manter independente para ter o que classificou como a independência para criticar "omo critiquei várias vezes. Como critiquei e continuo criticando muitas práticas do PT. Estamos diante de um cenário polarizado, o mais provável é que o cenário seja este que está posto", afirmou ACM Neto.

O antigo partido de ACM Neto (DEM) e o de Bolsonaro (PSL) se fundiram, dando origem ao União Brasil, que hoje é o maior do país e tem acesso ao maior fundo eleitoral do Brasil. O partido teve muitas aproximações com o presidente Jair Bolsonaro. Na Bahia, por exemplo, a estatal federal Codevasf, braço de escoamento de recursos e emendas parlamentares teve a presidência indicada pelo deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil). A empresa é presidida por Marcelo Andrade.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp