Eleições / Eleições 2022

Aliado de ACM Neto provoca Jerônimo com projeto sobre debates; entenda

BNews
Deputado federal baiano, aliado de ACM Neto (União), apresentou PL que quer punir "fujões" de debates no 2º turno  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 27/10/2022, às 17h44 - Atualizado às 17h47   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Aliado do candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União), o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) procovou o adversário do ex-prefeito de Salvador, Jerônimo Rodrigues (PT), ao apresentar, na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei pune quem não comparecer a confrontos televisivos no segundo turno.

Pelo projeto, apresentado nesta quinta-feira (27) e que altera a legislação eleitoral, onde o pleito chegar a esta fase - seja no país, nos estados ou municípios -, será obrigatória a realização de dois debates em pool de rádio e TV, como acontece com a propaganda eleitoral gratuita.

Cada um terá uma hora e meia de duração, com regras definidas pelas emissoras e pelas campanhas, em comum acordo. Quem se ausentar, perderá o tempo equivalente de propaganda eleitoral.

Se aprovada, a proposta valeria já para as próximas eleições municipais. No pleito deste ano, ao Governo da Bahia, ACM Neto, no primeiro turno, foi a apenas um debate, na TV Bahia. Já nesta fase do certame, o petista adotou o mesmo comportamento do adversário, deixando de ir aos encontros.

Na noite de hoje, está previsto para ocorrer o último debate ao Governo da Bahia e, por ora, apenas ACM Neto confirmou presença. Jerônimo, por sua vez, cumpre agenda no interior do estado, nas cidades de Guanambi e Jequié, o que dá o indicativo de que não deve também participar do encontro na afiliada da TV Globo no estado.

"Quando ocorre segundo turno é porque o eleitor está indeciso. Daí a importância dos debates principalmente nesta fase da eleição, onde só há dois candidatos e não pode ter jogo combinado. O debate é extremamente necessário", explicou Félix.

"Na Bahia, por exemplo, é muito triste ver o que está acontecendo, com o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, se recusando a dar ao eleitor uma oportunidade de comparar as duas propostas nos veículos de concessão pública", acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp