Eleições / Eleições 2022

Aliados de ACM Neto e Jerônimo Rodrigues criam narrativas diferentes sobre o IDEB na Bahia; veja

Arquivo Pessoal
Campanha de ACM Neto explora tema polêmico contra Jerônimo Rodrigues  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 16/09/2022, às 15h34


FacebookTwitterWhatsApp

A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2021, referente ao Ensino Médio da rede estadual de ensino da Bahia, nesta sexta-feira (16). O tema da educação está sendo bastante explorado na campanha de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia em 2022, uma vez que Jerônimo Rodrigues (PT) ganhou projeção justamente por ser titular da pasta estadual.

A campanha do herdeiro carlista vem espalhando que a nota do estado (3,5) só supera os índices de Rio Grande do Norte (2,8), Pará (3,0) e Amapá (3,1). Na proficiência dos alunos em português e matemática, ainda de acordo com a oposição, a Bahia ficou com nota 3,96, à frente apenas do estado do Maranhão, que registrou índice de 3,92. O PT, contudo, vem divulgando notas rebatendo os números e exaltando outros aspectos do levantamento.

O presidente do PT-BA, Éden Valadares, afirmou em nota que a Bahia "ter alcançado o melhor desempenho da série histórica é resultado do grande compromisso e da administração competente das gestões petistas". 

Na mesma nota, Éden também comparou o resultado do IDEB da rede estadual com o da rede municipal de Salvador, de responsabilidade do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

“Enquanto o grupo de ACM Neto transfere responsabilidade sobre o ensino na capital e vê sua avaliação caindo, o trabalho de Jerônimo como gestor da secretaria de Educação começa a render excelentes frutos, com a Bahia saltando 10 posições no ranking nacional”, disse Éden.

O presidente do PT Bahia afirmou ainda que "os dados negativos na educação de Salvador 'desconstroem o discurso' de bons gestores do grupo de ACM Neto". "Os dados divulgados desconstroem o discurso do grupo carlista de que são bons de gestão e dão um sinal do porquê Neto vem fugindo dos debates: não quer encarar uma discussão séria sobre Educação na Bahia".

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), também ressaltou que "as gestões dos governadores Jaques Wagner e Rui Costa elevaram, na média, 102% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Fundamental II e em 30% para o Ensino Médio, fazendo a rede estadual de ensino alcançar o melhor índice da série histórica".

O deputado, porém, se disse "negativamente surpreso" com o desempenho de Salvador no levantamento. Segundo ele, "a capital baiana viu o Ideb de sua rede municipal – que abrange as séries iniciais do Ensino Fundamental – cair de 5,6, em 2019, para 5,4, em 2021". "Salvador está andando na contramão da Bahia", afirmou.

"É preciso que a Prefeitura acompanhe o ritmo do Estado, expandindo a rede, melhorando a infraestrutura, qualificando o professor, para que os resultados apareçam. Da forma como está, hoje, Salvador corre o risco de ficar para trás, porque a Bahia segue investindo forte na Educação", declarou Rosemberg.

OPOSIÇÃO REBATE - Líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), por sua vez, rebateu a versão divulgada pelos petistas e afirmou que, "infelizmente, a Bahia não tem o que comemorar".

"É uma vergonha que o governo esteja comemorando o menos pior. A verdade é que a Bahia infelizmente ainda continua nos últimos lugares. Não há o que comemorar", disse, ao rebater a tese de Rosembeg de que houve avanço no segmento.

"Se fosse um campeonato, a Bahia estaria na zona de rebaixamento. Isso é o resultado de 16 anos desastrosos do PT", emendou.

ESTADO SE MANIFESTA - Em nota divulgada pela gestão estadual, o atual secretário da Educação da Bahia, Danilo Melo, disse que "o resultado positivo é fruto dos esforços do governo e de todos que se dedicam à Educação".

"É importante reconhecer, também, o mérito dos professores, gestores e estudantes que se empenharam, bem como das famílias que compreenderam e reconheceram ainda mais a importância da escola e da diferença que ela faz na vida dos seus filhos e filhas", comentou Danilo.

O Estado também argumenta que a rede estadual de ensino alcançou o melhor resultado da série histórica, ou seja, "desde o ano de 2005, quando o indicador foi implantado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC)". "Em 2005, era de 2,7 e chegou a 3,5, em 2021, de acordo com os dados divulgados pelo INEP, nesta sexta-feira (16). O crescimento é de 30%", informa a nota.

O Governo segue declarando ainda que "nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o IDEB da rede estadual saiu de 2.6, em 2005, para 6,0, ultrapassando a meta prevista para 2021". "O crescimento é de 131%. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a rede estadual saltou de 2.6, em 2005, para 4,5, em 2021, com a melhor nota da série histórica no IDEB. O crescimento é de 73%", ressaltam.

PREFEITURA TAMBÉM SE PRONUNCIA - A Prefeitura, por sua vez, declarou que o levantamento "mostra que Salvador segue cumprindo todas as metas previstas pelo indicador, com significativo avanço nos anos finais do ensino fundamental e aparecendo em terceiro lugar entre as capitais nordestinas quando são avaliados os anos iniciais".

"Nos anos finais, a capital baiana passou de 3,9 em 2017 para 4,3 em 2019, chegando à nota de 4,7 em 2021. A meta para essa faixa, também chamada de ensino fundamental II, era de 4,5. Já no ensino fundamental I, os chamados anos iniciais, a cidade teve nota 5,4, também acima da meta, de 5,1. Entre as capitais do Nordeste, Salvador teve a terceira maior nota, atrás somente de Teresina (6,3) e Fortaleza (5,8)", ressaltam.

“Nós requalificamos praticamente todas as escolas municipais, num trabalho iniciado pela gestão do ex-prefeito ACM Neto e intensificado por nós. Educação para nós é prioridade e hoje podemos celebrar que superamos as metas propostas pelo IDEB”, disse o prefeito Bruno Reis.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp