Eleições / Eleições 2022

Arthur do Val filia-se à União Brasil e pode ser candidato a deputado federal se escapar da cassação

Divulgação
Deputado estadual estava sem partido desde a divulgação de áudio com teor sexista  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/03/2022, às 18h04 - Atualizado às 18h13   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Menos de um mês após o vazamento de áudios de teor sexista sobre as mulheres ucranianas, o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, filiou-se à União Brasil. Ele estava sem partido desde que deixou o Podemos em razão do escândalo. A filiação deixa aberta a possibilidade de que ele se candidate na eleição de outubro, caso escape do processo de cassação que sofre no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa.

O cenário mais forte nessa hipótese seria tentar um mandato de deputado federal. Lideranças da União Brasil e do MBL (Movimento Brasil Livre), ao qual ele continua ligado na prática, avaliam que Do Val mantém bom potencial de voto, apesar da divulgação dos áudios em 4 de março, que o fizeram desistir da candidatura ao governo de São Paulo.

A negociação vem sendo conduzida pelo MBL, já que o deputado tem se dedicado à sua defesa. Outros integrantes do movimento também trocaram recentemente o Podemos pelo União Brasil para disputar a eleição.

O MBL tem a expectativa de que conseguirá uma pena menor para Do Val, como uma censura ou suspensão do mandato. Nesses casos, diferentemente da cassação, os direitos políticos estarão preservados.

Leia Mais:

Namorada de Arthur do Val termina relacionamento depois de áudios vazados

"Erro em um momento de empolgação", diz Arthur do Val sobre áudios sexistas

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags