Política

Conselho de Ética unifica 21 pedidos de cassação de Arthur do Val na Assembleia de SP

Michel Jesus/Agência Câmara
Grupo se reuniu para iniciar processo contra deputado Arthur do Val por áudios sexistas  |   Bnews - Divulgação Michel Jesus/Agência Câmara

Publicado em 10/03/2022, às 09h47   Bruno B. Soraggi | Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de SP (Alesp) decidiu por unanimidade unificar em um mesmo processo as 21 representações que o órgão recebeu pedindo a cassação do deputado Arthur do Val (sem partido), o Mamãe Falei.

Em reunião realizada na manhã da última quarta (9), os nove deputados da comissão votaram a favor do chamado apensamento dos pedidos de punição do deputado por quebra de decoro parlamentar, já que todos eles têm como objeto pedidos de providência da Casa por causa dos áudios sexistas em que Arthur do Val fala, entre outras coisas, que as ucranianas são "fáceis" porque são pobres.

Leia também: Aliada de Bolsonaro na Bahia toma atitude oficial contra áudios de Mamãe Falei
Arthur do Val usa caso Isa Penna contra cassação, mas não convence deputados
Arthur do Val manda carta a deputados e diz que não concorrerá à reeleição

Com isso, o órgão vai analisar todas as representações de forma unificada. A presidente do conselho, deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), também sugeriu ao grupo que futuras representações que venham a chegar contra do Val sejam automaticamente unificadas a esse mesmo processo.

Amary deverá indicar o deputado Delegado Olim (PP) para ser relator do processo contra Arthur. Ela disse já ter conversado com ele, e que ele topou. A nomeação oficial do relator, porém, só ocorre mais adiante no processo, depois de Mamãe Falei apresentar a sua defesa. Na reunião, os deputados cobraram celeridade na apreciação e na resolução do caso.

"Tenho impressão de que é desejo mundial que sejamos o mais breve possível na análise dos fatos que são evidentes, que falam por si", afirmou o deputado Barros Munhoz (PSB), vice-presidente do conselho de ética da Alesp.

"Faço um apelo para que a gente termine logo e dê a resposta que o mundo quer, que o mundo deseja. E essa resposta, eu não sei qual é. Ou melhor, eu sei, mas não posso falar. Mas quando for a hora, vou falar. E todos nós vamos falar", seguiu Munhoz, em fala que fez parte da plateia rir.

Veja também:Arthur do Val decide se afastar do MBL, se diz chateado com Moro e vê cassação como exagero

A reunião foi acompanhada por um grupo de quase 20 mulheres que exibiam cartazes pedindo a cassação de Arthur.

Amary, contudo, reforçou que o conselho deve obedecer o regimento da Casa para que os trabalhos da comissão não sejam questionados por andamento equivocado das etapas.

Após a abertura do processo, o acusado tem prazo de cinco sessões no plenário para apresentar uma defesa prévia. Depois, há uma nova reunião do conselho para que os deputados avaliem a admissibilidade das representações, agora unificadas.

Arthur do Val terá então um novo prazo de cinco sessões para apresentar a defesa de mérito no processo. Depois desse prazo, é definido o relator, responsável pela formulação de um parecer que será votado pelo colegiado. Geralmente, esse documento é elaborado dentro de 15 dias.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp