Eleições / Eleições 2022

Aumentou ou diminuiu? Saiba quantos 'nomes cristãos' irão para as urnas baianas em 2022

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Levantamento considerou referências que deixam nomes de candidatos com referências cristãs nas urnas baianas  |   Bnews - Divulgação Foto: José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 24/08/2022, às 07h40   Vinícius Dias



Pastor Fulano, Padre Cicrano, Irmão Beltrano e por aí vai. Você certamente já viu por aí uma série de referências cristãs em nomes de candidaturas por todo o Brasil. Um levantamento feito pelo portal Metrópoles comparou a quantidade de candidaturas de pastores, bispos e missionários que se candidataram a deputado federal, estadual, distrital, senador e governador e usam referências cristãs no nome para se aproximar do eleitorado.

O levantamento foi feito com dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na plataforma DivulgaCand. Cada candidato tem direito a escolher um “prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual o candidato é mais conhecido” com no máximo 30 caracteres para identificá-lo nas urnas.

No total, 28.502 pessoas registraram candidatura na Justiça Eleitoral. Em 2018, um total de 606 postulantes optaram por esse tipo de 'identificação cristã'.

Já para o atual pleito, o número aumentou, chegando a 629 candidaturas. Destes, 366 usaram “pastor” ou “pastora”. Em seguida, estão “irmão” ou “irmã”, com 88 ocorrências, e “missionário” ou “missionária”, com 72 registros.

O levantamento aponta também que 49 candidatos usaram “bispo” ou “bispa”, e 24, “pr.”, abreviação de “padre”. Alguns candidatos usam mais de um termo religioso em seu nome nas urnas.

O BNews passou um 'pente fino' no levantamento e checou quantas dessas candidaturas estão na Bahia e revela que o nosso estado corresponde por quase 13% de todas esses nomes. Isso quer dizer que cerca 13 a cada 100 desses nomes vão concorrer na Bahia.

Os nomes tentam vagas na Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados. São 29 candidaturas a deputado federal (veja números completos abaixo) e 46 candidaturas para deputado estadual. Em ambos os casos, o prenome 'pastor' lidera. Confira:

Bahia

  • Deputado Federal

Irmão/irmã: 7
Bispo/bispa: 6
Pr.: 2
Pastor: 13
Missionário/Missionária: 1

  • Deputado Federal

Irmão/irmã: 7
Bispo/bispa: 5
Pr.: 2
Pastor: 25
Missionário/Missionária: 7

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp