Eleições / Eleições 2022

Barrado em Wakanda: Adversário na corrida pelo Governo faz dura crítica à autodeclaração de ACM Neto

Foto: Divulgação
ACM Neto afirmou que se considera pardo em autodeclaração enviada ao TRE  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação

Publicado em 19/08/2022, às 08h33 - Atualizado às 08h37   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Opositores do ex-prefeito de Salvador e candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), tentam barrá-lo na 'portaria de Wakanda' após ele se autodeclarar pardo juntamente à sua vice, Ana Coelho (Republicanos).

Depois de um secretário do PT acusar ACM Neto de charlatanismo por conta da autodeclaração, um adversário direto na corrida pelo Palácio de Ondina também se manifestou sobre o caso e classificou como 'oportunismo identitário' a autodeclaração da dupla oposicionista.

"ACM Neto e Ana Coelho são afroconvenientes. São brancos e herdeiros que tentam se apropriar da nossa identidade para mascarar quem realmente são. Vale lembrar que o partido de ACM Neto protagonizou uma luta no (STF) contra as ações  afirmativas, contra as cotas raciais nas universidades públicas do nosso país", disparou Kleber Rosa, candidato do PSol.

Segundo Kleber Rosa, que é ativista do movimento negro, ACM Neto não possui nenhum vínculo identitário com as populações negras e pardas "nem do ponto de vista do fenótipo, por tratar-se nitidamente de um homem branco, como também no que diz respeito ao aspecto ideológico". 

"ACM Neto é um herdeiro da família Magalhães, um  grande representante da oligarquia baiana que tanto explorou e maltratou o povo da Bahia durante décadas", disse Rosa em nota.

Kleber Rosa disse que a autodeclaração é 'absurda', também, porque a chapa de ACM Neto e Ana Coelho é 'branca de herdeiros'.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp