Eleições / Eleições 2022

BOLSONARO: Promessa feita por Neymar é proibida pela Fifa; entenda

Foto: Reprodução
Neymar pode ser punido pela Fifa caso cumpra promessa para Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução

Publicado em 25/10/2022, às 09h15   Cadastrado por VD



Camisa 10 da seleção brasileira, Neymar pode ser punido pela Fifa caso cumpra uma promessa feita na superlive para o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição na cadeira mais importante do país. 

Neymar afirmou que vai fazer o 22, em alusão ao número de Bolsonaro, caso marque um gol vestindo a amarelinha na Copa do Catar, que acontece a partir do do final do próximo mês de novembro.

Caso concretize a promessa, Neymar pode ser punido pela arbitragem. Isso porque a Fifa proíbe manifestações políticas, com exceção de defesa de direitos humanos.

O artigo 33 do regulamento da Copa, em seu parágrafo 3º afirma: "A exibição de mensagem política, religiosa ou pessoa ou slogans de qualquer natureza ou linguagem ou forma por jogadores e oficiais (árbitros e técnicos) é proibido. A regra do futebol, em seu artigo 4º, também tem veto a mensagens políticas religiosas ou pessoais.

Na Copa do Mundo, na Rússia-2018, os jogadores Xhaka e Shaquiri, da Suíça, fizeram o símbolo da águia em alusão à bandeira da Albânia em jogo contra a Sérvia. De origem albanesa, os dois respondia a provocação do sérvio Mitrovic. Existe um conflito entre a Sérvia e Albânia. A Fifa puniu os dois jogadores suíços com multas de 10 mil euros.

Caso de fato manifeste apoio a Bolsonaro no jogo, Neymar pode responder pelo mesmo processo disciplinar dos suíços. É improvável, no entanto, que seja suspenso, assim como ocorreu com os jogadores da Suíça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp