Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro tem carta na manga para conseguir mais votos em São Paulo

Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil
Lula e Bolsonaro disputam voto e eleição para o governo do Estado em São Paulo  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Publicado em 22/10/2022, às 07h36   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

São Paulo é um sonho antigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por lá, o PT nunca venceu a eleição para o Governo do Estado e foram raras as vezes que conseguiu vencer numa eleição presidencial.

Neste ano, a eleição tem um tempero especial. Além do pleito à presidência que Lula trava contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), os dois também são protagonistas do embate estadual, em que o ex-ministro bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) está na briga contra Fernando Haddad (PT). E o atual presidente tem, na manga, um grande trunfo para poder continuar vencendo por lá, especificamente na capital.

A campanha de Bolsonaro aposta que melhorar os números na capital vai fazê-lo ampiar sua vantagem sobre Lula no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, e compensar o bom desempenho do petista em outros colégios, como o Nordeste, por exemplo.

No primeiro turno, Lula venceu na cidade de São Paulo com 47,5% dos votos. O petista teve votação expressiva sobretudo em bairros periféricos. Bolsonaro, por sua vez, ficou em segundo lugar, com 38%.

Desta vez, no entanto, Bolsonaro conta com um novo trunfo para melhorar os números: o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União Brasil). Ele declarou apoio ao presidente.

A avaliação é de que Leite, que está no sétimo mandato consecutivo como vereador, pode ajudar Bolsonaro sobretudo na periferia, onde o parlamentar tem forte influência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp