Eleições / Eleições 2022

Ciro e Bolsonaro atacam Lula por fala sobre organização racista dos EUA; entenda

Montagem | Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução/TV Brasil
Para Ciro Gomes (PDT), país normalizou quantidade de "absurdos ditos diariamente por Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL)  |   Bnews - Divulgação Montagem | Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução/TV Brasil

Publicado em 09/09/2022, às 17h14 - Atualizado às 17h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato a Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), condenou o ex-presidente Lula (PT) pelas falas do petista que, nesta quinta-feira (8), comparou as manifestações do 7 de Setembro, que teve a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL), com uma reunião da organização racista dos EUA, Ku Klux Klan.

"É esse cidadão que ontem roubou do povo brasileiro o direito de comemorar a independência e fez de uma festa do nosso país, uma festa pessoal. Eu não sei se vocês viram na televisão, mas o ato de Bolsonaro parecia uma reunião da Ku Klux Klan, só faltou o capuz. Não tinha, negro, não tinha pardo, pobre e trabalhador”, afirmou Lula, durante comício em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

@bnewsoficial O ex-presidente Lula (PT) não poupou críticas aos atos bolsonaristas ocorridos nas comemorações do 7 de Setembro. Durante comício em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, o petista comparou os atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma reunião da Ku Klux Klan. #lula#bolsonaro#tiktoknotícias#bnews♬ som original - BNews - Portal de notícias

Em uma rede social, o pedetista afirmou que a declaração do adversário ao Palácio do Planalto é “tão grave e desrespeitosa quanto chamar alguém de nazista”.

“Chamar indistintamente uma plateia, mesmo que de seguidores frenéticos, de membros da Ku Klux Klan, é tão grave e desrespeitoso quanto chamar alguém de nazista. Mas como desculpa e autocrítica não cabem na boca desta falsa divindade [Lula], tudo vai ficar por isso mesmo”, escreveu.

Na sequência da postagem, Ciro Gomes salientou ainda que a sociedade brasileira normalizou “a quantidade de absurdos ditos diariamente por Lula e Bolsonaro”, ao relembrar o episódio em que o chefe do Executivo federal puxou um coro de “imbrochável” em pronunciamento na Esplanada dos Ministérios, durante manifestação do 7 de Setembro.

“Depois dos ‘imbrocháveis’ do dia 7, agora é a falsa divindade da esquerda que chama os bolsonaristas de membros da Ku Klux Klan. É este o homem que quer pacificar o país? É este o entendimento que ele tem do fenômeno que fez eclodir o bolsonarismo? É esta a autocrítica por ser, ele mesmo, um dos responsáveis diretos pelo radicalismo que hoje domina nossas ruas?”, questionou o presidenciável.

Bolsonaro também reage

Da mesma forma que Ciro Gomes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também usou as redes sociais, nesta sexta-feira, para responder à fala de Lula sobre o assunto. Conforme o liberal, o petista se sentiu se sentiu “excluído” após ver um vídeo do ato.

“Parece que o ex-presidiário se sentiu excluído após esse vídeo. Em resposta, chamou o povo de ‘cuscuz clã’, talvez porque assistiu a milhões de brasileiros vestindo amarelo”, escreveu o presidente.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp