Eleições / Eleições 2022

Ciro Gomes diz que seguiu a orientação do partido na hora de votar; PDT declarou apoio a Lula

Caio Rocha/iShoot/Folhapress
Ciro Gomes voltou a dizer que não fará parte do governo do próximo presidente eleito, 'quem quer que seja eleito'  |   Bnews - Divulgação Caio Rocha/iShoot/Folhapress

Publicado em 30/10/2022, às 12h20   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato à presidência da república derrotado no primeiro turno, Ciro Gomes (PDT), votou na Secretaria da Saúde do Ceará, em Fortaleza, na manhã deste domingo (30). O vice-presidente disse que seguiu a orientação do partido, que declarou apoio ao presidenciável Lula (PT).

"Segui a orientação do partido, como eu sempre faço. Tenho um grande respeito e gratidão pelo PDT, especialmente por Carlos Lupi, e segui a orientação do partido", afirmou a jornalistas.

Ciro Gomes não esteve presente na campanha do segundo turno em 2022, assim como nas eleições de 2022, e evitou participar dos atos políticos do candidato Lula. Ele ressaltou que foi uma decisão particular.

"Foi uma decisão minha, embora eu tenha feito uma declaração, na reunião do partido, eu apoiei a decisão do partido e em seguida gravei um depoimento, agora eu tenho um dever de coerência com a minha vida, com o que eu falei, com o que eu penso e com as minhas preocupações", comentou.

O ex-candidato à presidência preferiu não comentar sobre a relação com os irmãos, que ficaram divididos durante a campanha. O ex-ministro e senador Cid Gomes, e Ivo Gomes, prefeito de Sobral, se engajaram na campanha em favor de Lula no segundo turno das eleições.

"Pois é, o céu está bonito, o sol amanheceu bonito. Vamos valorizar oque tem valor", respondeu Ciro, quando questionado sobre a manifestação dos irmãos. Durante a votação, o ex-candidato esteve acompanhado da mulher e de seus assessores, mas sem aliados políticos.

O pedetista ainda encerrou a entrevista após a votação ressaltando que não participará do governo do próximo presidente. "Não participarei de nenhum dos dois governos, quem quer que seja eleito", afirmou. 

Ciro Gomes foi o quarto mais votado no primeiro turno das eleições de 2022, com 3.559.287 votos, equivalente a 3,04% dos votos válidos.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp