Eleições / Eleições 2022

Ciro Gomes 'muda' discurso sobre Lula e Bolsonaro; entenda

Foto: Dinaldo Silva / BNews
Ciro Gomes avaliou semelhanças e diferenças entre Lula e Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 14/09/2022, às 09h17   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-ministro e candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT) 'mudou' o discurso em relação às semelhanças e diferenças do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante sua campanha, Ciro faz esforço para associar os dois como semelhantes ou, pelo menos, um como produto dos erros do outro.

Durante entrevista que deu à rádio Metrópole na manhã desta quarta-feira (14), no entanto, Ciro foi um pouco mais brando e disse que a dupla é formada por pessoas completamente diferentes. Mas não deixou de atacar Lula, de quem foi Ministro durante o primeiro governo, entre 2003 e 2006.

"Qualquer imbecil sabe que Lula e Bolsonaro são pessoas completamente diferentes. O que está por trás dos dois é que rigorosamente têm o mesmo modelo econômico e político, que herdaram de Fernando Henrique Cardoso. Neoliberalismo e políticas sociais compensatórias. A corrupção é um elemento central do modelo de organização da política do Brasil", afirmou Ciro.

Ele complementou: "Qual é o discurso que elegeu Bolsonaro? Foi a denúncia da corrupção do PT, ele só tinha um discurso. Moralizar o Brasil. O partido do Bolsonaro é o PL, presidido por Waldemar da Costa Neto, preso e condenado pelo escândalo do Mensalão, Lula deu o Dnit pra ele roubar. Waldemar era parceiro sócio do Lula e agora tá com Bolsonaro".

Ciro Gomes citou outros exemplos de atores políticos que já 'jogaram dos dois lados': "Lula entregou o Ministério da Integração Nacional, que eu ocupei, e uma vice-presidência da Caixa para um cidadão baiano chamado Geddel Vieira Lima. Passa um tempo, Geddel é preso e condenado porque foi pilhado com R$51 milhões de dinheiro naquelas malas de dinheiro num país em que 38 de cada 100 famílias com criança abaixo de 10 anos está passando fome. Eu vou brigar até a morte para livrar o Brasil dessa situação. Com quem Lula está hoje aqui na Bahia?".

O PT se aliou ao MDB, que é presidido no Estado pelo irmão de Geddel, Lúcio Vieira Lima. Geraldo Júnior (MDB) será o vice de Jerônimo Rodrigues (PT) na chapa que tenta se manter no governo da Bahia.

Ciro não especificou a diferença que há entre Lula e Bolsonaro, mas ressaltou que ambos defendem "o mesmo modelo econômico e o mesmo modelo de governança política". O pedetista salientou que não vai desistir da disputa presidencial.

"Pode chover canivete, e vou brigar até a morte para livrar o Brasil dessa situação, e o povo abençoado por Deus que decida na sua liberdade", afirmou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp