Eleições / Eleições 2022

Saiba como a vice-prefeita de Salvador se autodeclarou ao TSE

Foto: Dinaldo Silva / BNews
Vice-prefeita de Salvador é candidata à vice-presidência na chapa do ex-ministro Ciro Gomes  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 14/09/2022, às 06h22 - Atualizado às 06h26   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


Vice-prefeita de Salvador e candidata a vice-presidente na chapa do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), Ana Paula Matos (PDT) fez a sua autodeclaração racial ao Tribunal Superior Eleitoral.

A autodeclaração tem sido alvo de polêmicas por todo o Brasil. Na Bahia, o fato de ACM Neto (União Brasil), aliado de Ana Paula e candidato ao Governo do Estado ter se declarado pardo tem sido motivo de movimentação nos noticiários e movimentações contrárias do Movimento Negro.

Preto e pardo são dois dos cinco grupos de cor e raça definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isto junto com brancos, amarelos e indígenas.

Segundo o Estatuto da Igualdade Racial, o conceito de negro é definido pelo conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga. Portanto, uma pessoa que autodeclare parda, automaticamente se entende como negra - segundo o critério do IBGE.

Ana Paula Matos se autodeclarou como preta.

autodeclaração de ana paula matos

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidade

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp