Eleições / Eleições 2022

Datafolha/Governo MG: Romeu Zema lidera com mais do que o dobro de votos do segundo colocado; confira

Andreza Gischewski
Atual gestor mineiro, Romeu Zema (Novo) busca a reeleição à Cidade Administrativa, sede do governo estadual  |   Bnews - Divulgação Andreza Gischewski

Publicado em 18/08/2022, às 20h12 - Atualizado às 20h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lidera com folga uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (18), com mais do que o dobro de votos sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Conforme o levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, Zema aparece com 47% das intenções de voto, contra 23% do pessedista, que também foi ex-presidente do Atlético-MG. Em terceiro lugar, aparece Carlos Viana (PL), com 5%.

Votos em branco, nulos e nenhum representam 9%. Não sabem, 9%.

Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto depois do fim do prazo de oficialização das candidaturas, na última segunda-feira (15).

Além de Zema, Kalil e Viana, foram apresentados os seguintes candidatos ao Governo de Minas Gerais: Cabo Tristão (PMB), Lorene Figueiredo (PSOL), Lourdes Francisco (PCO), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU).

Por sua vez, na pesquisa espontânea, a vantagem de Romeu Zema sobre Alexandre Kalil é menor, com o governador tendo 24% das intenções de voto, contra 11% de Alexandre Kalil - diferença de 13%. Votos em branco, nulos e nenhum representam 5%. Os que “Não sabem” são 58%.

Segundo turno

O instituto de pesquisa também trouxe um cenário relativo ao segundo turno das eleições ao Governo de Minas Gerais. Nele, Romeu Zema (Novo) aparece com 56% das intenções de voto, contra 33% de Alexandre Kali (PSD). Votos em brancos e nulos representam 7%. Não sabem, 3%.

A pesquisa ouviu 1.216 pessoas nos dias 16 a 18 de agosto em 60 cidades mineiras. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-06603/2022.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp