Eleições / Eleições 2022

Éden e Jerônimo rebatem críticas feitas por ACM Neto ao Planserv

Divulgação
Em entrevista, ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), acusou Governo do Estado de "negligência" com o plano de saúde  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/08/2022, às 18h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente estadual da sigla, Éden Valadares, rebateram as críticas do ex-prefeito de Salvador e também postulante ao Palácio de Ondina, ACM Neto (UB), sobre o Planserv, plano de saúde dos servidores do Estado.

Na manhã desta terça-feira (23), durante sabatina do portal G1 Bahia, Neto comentou sobre a situação do programa, afirmando que, atualmente, o plano tem 34% a menos de cobertura em comparação a 2007, quando Jaques Wagner (PT) assumiu o estado. Ele acusou as gestões petistas de negligência com o plano de saúde.

Para o ex-prefeito, é necessário fazer uma série de investimentos para recuperar o benefício. Além disso, investir nos servidores públicos para que a gestão seja de sucesso.

"Eu acho que aí está a verdadeira marca de como esse governo trata o seu servidor. O plano de saúde é uma das coisas mais importantes para o servidor. Para mudar, é importante olhar e identificar sobretudo no itnerior, onde não há assistência", afirmou ACM Neto.

"O funcionário público do interior sofre mais com a falta de acesso ao sistema de saúde do Planserv. Vamos ampliar a rede, aumentar os serviços, examinar cada laboratório, clínica, hospital, para só credenciar aqueles que podem prestar bons serviços aos servidores", completou.

Os dois dirigentes do PT contra-atacaram as falas do adversário, ressaltando o cenário que o programa de atenção à saúde do servidor foi encontrado. Segundo Jerônimo Rodrigues, o plano enfrentava uma situação financeira crítica com dificuldade para o pagamento da rede.

"O governo atuou com firmeza e saneou as contas o que possibilitou o salto no número de prestadores, que era de 933, em 2006, para os atuais 1.467 – um incremento de 37%", explicou.

Atualmente, o Planserv possui 501,6 mil beneficiários e 1.467 prestadores em sua rede credenciada em todo o estado. De acordo com ele, ainda há 1.438 novos prestadores que já manifestaram interesse em aderir ao plano.

"Temos o desafio de interiorizar ainda mais a rede de atendimento hospitalar e clínico. E iremos estruturar nas cidades com mais de 2 mil beneficiários um núcleo do Planserv para atendimento integral de prevenção à saúde. A melhoria da oferta de serviços aos servidores e dependentes é uma preocupação constante. E iremos priorizar a construção do Hospital do Planserv, um antigo pleito do funcionalismo estadual", garantiu o candidato.

Já Éden Valadares foi mais incisivo na resposta, afirmando que o Planserv, há 15 anos, estava quebrado, e que desconhece a proposta de ACM neto para o programa.

"Para Jerônimo, o Planserv é um patrimônio do servidor público estadual e não será privatizado; será ampliado e melhorado. Além disso, é compromisso de Jerônimo a construção do hospital do Planserv, um antigo pleito do funcionalismo estadual", disse o dirigente.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags