Eleições / Eleições 2022

Edson Fachin diz que é "inegociável" acatar resultado das eleições

Roberto Jayme/Ascom TSE
Presidente do TSE, Edson Fachin esteve em encontro do TRE em Pernambuco, nesta sexta-feira (26)  |   Bnews - Divulgação Roberto Jayme/Ascom TSE

Publicado em 27/05/2022, às 18h23   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, disse nesta sexta-feira (26), que acatar o resultado das eleições de outubro deste ano é "expressão inegociável da democracia".

A fala do magistrado aconteceu durante um encontro promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e outros órgãos do Judiciário do estado.

"Vivemos em um presente interrogante (...) Temos a nítida premissa de que a real democracia pressupõe paz e representatividade", iniciou Fachin. “Não ignoro as ameaças que o futuro encerra, como também não ignoro que é o meu passado que define a minha abertura para o futuro”, salientou ele, ao citar a escritora francesa, Simone de Beauvoir, conforme a coluna Radar, da revista Veja.

O também membro do Superior Tribunal Federal (STF) afirmou que o Brasil tem eleições limpas, seguras e auditáveis. Além disso, que a defesa da democracia "propõe serenidade, segurança e ordem para desarmar os espíritos".

"O acatamento do resultado do exercício da soberania popular é expressão inegociável da democracia pelo respeito ao sufrágio universal e ao voto secreto. [A defesa da democracia] prega o diálogo, a tolerância e a obediência à legalidade constitucional. E por isso, enfrenta a desinformação com dados e com informação correta. A justiça eleitoral conclama para a paz”, finalizou Fachin.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp