Eleições / Eleições 2022

Estratégia de Ciro irrita petistas; entenda

Bruno Santos/Folhapress
Durante o debate, Ciro atacou o petista, a quem chamou de encantador de serpentes  |   Bnews - Divulgação Bruno Santos/Folhapress

Publicado em 29/08/2022, às 06h42 - Atualizado às 06h43   Redação



A estratégia de Ciro Gomes (PDT) para furar a bolha da polarização não tem agradado aos petistas. Amargando o terceiro lugar nas pesquisas de intenções de voto, o pedetista tem sido acusado de servir de linha auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No debate do último domingo (28), assim como faz em todos os pronunciamentos públicos e entrevistas, Ciro equiparou Lula (PT) e Bolsonaro, o que tem irritado aliados do ex-presidente.

"Ciro mostrou que é a quinta coluna do bolsonarismo. Mostrou desequilíbrio, prepotência, deselegância, e prestou serviço de forma constrangedora ao Bolsonaro", disse à Folha o advogado Marco Aurélio de Carvalho, aliado de Lula.

Já o presidente do PDT, Carlos Lupi, não concorda com a afirmação de que Ciro estaria ‘ajudando’ Bolsonaro. " [Ciro Gomes] encontrou o tom foi objetivo, não perdeu um segundo nem ultrapassou o tempo, foi didático e apresentou projeto", avaliou.

Ex-aliado de Lula, o distanciamento entre Ciro e o PT começou por volta de 2018, quando Ciro foi candidato a presidente pelo PDT e não apoiou Fernando Haddad (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro.

Na época, Ciro viajou para Paris depois de ficar em terceiro lugar no primeiro turno e voltou ao Brasil para votar no segundo turno.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp