Eleições / Eleições 2022

Fechamento do Senado? Sofia Manzano explica proposta de plano de governo; entenda

BNews
Sofia Manzano foi a convidada desta sexta-feira (16) do BNews Entrevista  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 16/09/2022, às 17h23   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Em seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleiotral (TSE), a candidata à Presidência da República pelo PCB, Sofia Manzano, defende o fechamento do Senado Federal e a instalação de um parlamento unicameral, que é quando o Poder Legislativo de um país é formado por apenas uma Câmara.

Em entrevista ao programa BNews Entrevista nesta sexta-feira (16), Sofia explicou a proposta de plano de governo e citou exemplos de outros países do mundo que possuem apenas uma Câmara e rebateu sobre se a proposta pode ser confundida com os pedidos de fechamento de instituições democráticas. 

"Não, de jeito nenhum. Existem diversos países no mundo que têm só uma Câmara. A França, a Inglaterra, não têm Senado, são unicamerais. O Senado é uma criação que vem do processo de Proclamação da República para contemplar os interesses de diversos estados brasileiros. Mas o Senado se transformou, na verdade, num grande balcão de negócios para senadores que ficam durante oito anos sem renovação de seus mandatos...nós, inclusive, não temos direito de votar para o suplente e muitas vezes as pessoas estão votando numa pessoa para o Senado e não sabe que essas pessoa está carregando outros políticos que na maioria das vezes assume esse cargo. Então, é um grande cabide de político tradicionais que não estão legislando em prol da população", afirmou Sofia.

Confira a entrevista completa e o momento da fala sobre o Senado:

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp