Eleições / Eleições 2022

Filas longas são registradas em votação no exterior

Divulgação TSE
Enquanto haviam menos locais de votação, o TSE diz que houve um aumento expressivo no eleitorado brasileiro fora do país  |   Bnews - Divulgação Divulgação TSE

Publicado em 02/10/2022, às 14h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em 33 lugares fora do Brasil a votação para as eleições 2022 já encerraram, mas, em todas elas, por causa da violência, as autoridades brasileiras ampliaram as medidas de segurança em alguns dos principais postos de voto no exterior, de modo que para atender a demanda, Paris, Lisboa e outras capitais europeias receberam um novo esquema de segurança.

Assim como no Brasil, longas filas se formaram em locais de votação, como Zurique, Portugal e França. A justificativa para algumas dessas filas é a redução dos locais de votação. Uma decisão do Itamaraty com o argumento de que consultas foram realizadas com consulados do país no exterior.

Segundo apuração do jornalista Jamil Chade, do UOL, enquanto haviam menos locais de votação, o TSE afirmou que houve um aumento expressivo no eleitorado brasileiro fora do país, em comparação às taxas de 2018. Em 2022, são 697.078 eleitoras e eleitores aptos a votar no exterior, 40% a mais que há quatro anos. O volume é praticamente o dobro dos eleitores brasileiros em 2014, quando 354 mil se cadastraram para votar naquele momento. Mesmo assim, a decisão do governo foi por reduzir os locais de votação, em comparação ao que existia em 2018.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp