Eleições / Eleições 2022

Genial/Quaest: Maioria não aprovaria candidatura de Jaques Wagner; veja o cenário

Arquivo / BNews / Vagner Souza
Jaques Wagner era o nome da base petista para o governo, mas recuou da disputa  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews / Vagner Souza

Publicado em 23/03/2022, às 09h27   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A pesquisa Quaest contratada pelo Banco Genial e divulgada na manhã desta quarta-feira (23), além da corrida pelo Palácio de Ondina e pelo Senado, com os nomes postos na disputa, também apurou a simpatia dos baianos por uma eventual candidatura de Jaques Wagner (PT), conforme articulações até meados de marco. A maioria não aprovaria o nome do petista.

A Genial/Quaest perguntou: Você acha que Jaques Wagner deveria concorrer a governador?

Não - 50%
Sim - 40%
Não opinaram - 10%

Wagner era o nome de unidade da base, mas também foi o responsável pela implosão do apoio do PP. O senador desistiu de concorrer diante de um cenário de instabilidade na parte política do governo Rui Costa (PT). O petista recuou e tentou emplacar o nome do Senador Otto Alencar (PSD), fato não concretizado.

O cenário desenhado de Jerônimo Rodrigues (PT) na cabeça da chapa e Otto no senado fez com que o PP ficasse de fora das articulações, pois contavam com uma eventual candidatura de Rui e, consequentemente, sua renúncia. O desenho colocaria João Leão na cadeira de governador por nove meses.

Após a celeuma, o PP rompeu, aderiu a base de ACM Neto (UB) e terá a cadeira do senado na futura chapa.

LEIA TAMBÉM:

Na pesquisa Quaest foram ouvidos 1140 eleitores no estado entre 16 e 19/3 por meio de entrevistas face-a-face. Margem de erro de 2.9 pts percentuais, e nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o número BA-06141/2022 no dia 17/3/2022.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp