Eleições / Eleições 2022

Geração UE 2020: TRE-BA utilizará novo modelo de urna nas eleções 2022

Divulgação TRE BA
Ao todo são 14.993 equipamentos  |   Bnews - Divulgação Divulgação TRE BA

Publicado em 08/07/2022, às 18h59   Redação Bnews



Todo mundo sabe que este ano de 2022 é ano de eleição, e será comemorado o aniversário de 90 anos do TRE-BA, por conta disso  a Justiça Eleitoral traz uma novidade para os eleitores do Estado. Um novo modelo de urna, a UE 2020.

O equipamento trará mudanças nos recursos de segurança, acessibilidade, transparência e agilidade. Na Bahia, entre as mais de 40 mil urnas eletrônicas previstas para a votação, quase 15 mil serão do novo modelo.  

Ela será utilizada por 64 zonas eleitorais, em 99 municípios baianos, levadas pelos polos de Salvador, Ilhéus, Camaçari, Vitória da Conquista, Guanambi e Ipirá. A montagem das urnas modelo 2020 ocorre na Bahia, em fábrica da Positivo Tecnologia, sediada em Ilhéus. Esta é a segunda vez que os equipamentos da Justiça Eleitoral são fabricados no estado. A primeira vez foi em 2002, quando a Unisys, empresa global de serviços e soluções de Tecnologia da Informação liderou o processo de fabricação de urnas na Bahia, na cidade de Camaçari, 

“A atualização das urnas eletrônicas por modelos mais recentes é uma constante na Justiça Eleitoral e, desde o início de sua utilização, ocorre de maneira gradativa. Assim, além das urnas 2020, outros cinco modelos de urnas (2009, 2010, 2011, 2013 e 2015) serão usados nas eleições deste ano”, diz André Cavalcante, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-BA . 

Inovações no aparelho

Com novo design, a UE 2020 inaugura o reposicionamento do teclado do terminal do eleitor em relação à tela de LED. O equipamento traz ainda a reformulação do terminal de mesário, com adoção de uma tela touch screen, leitor de identificação biométrica com maior área de captura e substituição da bateria de chumbo ácido por baterias de LiFePo - Lítio-Ferro-Fosfato, o que gera menos custos de conservação por não necessitarem de recarga. 

Outro destaque é a maior rapidez na identificação do eleitorado. Enquanto uma primeira pessoa vota, outra pode ser identificada pelo mesário. 

A urna eletrônica (UE 2020) também possui processador do tipo System on a Chip (SOC), 18 vezes mais rápido que o modelo 2015. Outra inovação é a mídia de aplicação do tipo pen-drive, o que traz maior flexibilidade logística para os TREs na geração de mídias. 

O novo modelo de urna eletrônica traz ainda importantes novidades em termos de acessibilidade, para os deficientes visuais, a sintetização de voz foi aprimorada e, agora, também serão falados os nomes de suplentes e vices, sendo ainda possível cadastrar um nome fonético. 

Já para as pessoas com deficiência auditiva, uma apresentação com intérprete de Libras foi incluída na tela da urna, de modo a indicar os cargos em votação. Todas as eleitoras e  eleitores que adentrarem a cabine eleitoral terão acesso à ferramenta, sem a necessidade de realizar cadastro prévio ou pedir a ativação do recurso aos mesários.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp