Eleições / Eleições 2022

Jerônimo diz que PT vai lutar pelo PP e detalha estratégia

Paulo M. Azevedo / BNews
Rui Costa é quem conduz a estratégia para seduzir Leão de volta para a base  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / BNews

Publicado em 11/03/2022, às 11h15   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Jerônimo Rodrigues deve ser o candidato do PT para as eleições deste ano. Atual secretário de Educação da Bahia e braço-direito do governador Rui Costa (PT), ele tem o nome já confirmado por alguns deputados petista e só aguarda a oficialização, que deve acontecer na semana que vem em convenção junto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Ainda nesta sexta (11), a Executiva do PT vai se reunir para definição de seu nome como pré-candidato e seguir o rito formal de enviar o nome para as lideranças petistas. Jerônimo virou o nome governista para o próximo pleito após a desistência do senador Jaques Wagner (PT) e as recusas do também senador Otto Alencar (PSD), que prefere concorrer à reeleição ao Senado.

Além disso, o titular da educação baiana há 8 anos foi escolhido na lista tríplice formada pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; e pelo Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Luiz Caetano - ambos filiados ao PT.

Veja tambémSaiba quem é Jerônimo Rodrigues, favorito de Rui para chapa ao Governo do Estado

Jerônimo precisa ajudar seu partido a recuperar um dos aliados mais poderosos dentro da base: o Progressistas, sigla do vice-governador João Leão - que ameaça romper o relacionamento de 14 anos com o PT após ser 'impedido' de ocupar a cadeira de Governador que tomaria para si com uma candidatura de Rui ao Senado, que não se concretizou. O próprio Rui é o principal interlocutor para a empreitada, como explica Jerônimo.

"O Governador Rui costa continua dialogando com o PP. Não é bom pra gente perder o PP, é um aliado de primeira linha conosco, assim como o PSD. O vice-governador é do PP, secretarias de primeira linha são do PP, cargos, quantidade de prefeituras. Vamos lutar até a última gota de suor para que a gente continue caminhando junto com todos os partidos da aliança", afirmou.

Leia mais:Ao tentar afagar Leão, Rui diz que ‘nenhum outro vice teve protagonismo’ no governo
Pesquisa Ipespe/XP aponta Lula com 43%, Bolsonaro 28%, Moro e Ciro 8%
Rui volta atrás em prazo e diz que chapa será anunciada com Lula na semana que vem

Questionado sobre o atraso da chapa governista definir a candidatura e como isso pode refletir nas urnas, Jerônimo acredita que é possível reverter o cenário a partir do momento em que o nome for anunciado.

"A gente entende que pode ter avaliação de prejuízo. Estamos unidos, há força e vontade de correr a Bahia, apresentar um projeto de avanço, para que não aconteça com a Bahia o que aconteceu com o Brasil, que foi um retrocesso. Se houve o atraso de alguns dias, correndo atrás em todos os cantos conseguimos reverter", declarou.

Candidato de oposição, ACM Neto (União Brasil) apareceu liderando as pesquisas de intenção de voto para governador do estado. A mais recente foi publicada pelo instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV Itapoan, onde Neto liderava em cenários contra Wagner e Otto.

A mesma pesquisa indicava, no entanto, que com apoio de Lula, Wagner empatava tecnicamente com o ex-prefeito de Salvador.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp