Eleições / Eleições 2022

Jerônimo Rodrigues faz crítica a pesquisas no 1º turno e diz que levantamentos "atrapalharam" vitória

Reprodução/Youtube
Candidato do PT ao Governo do Estado culpou os institutos por "agirem de má fé"  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 25/10/2022, às 17h38   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT) criticou as pesquisas de intenção de voto no 1º turno, durante sabatina realizada pelo UOL/Folha nesta terça-feira (25), e afirmou que os levantamentos "atrapalharam" uma possível vitória sua no último dia 2. O petista teve 49,45% dos votos válidos, ficando perto de vencer as eleições. 

"Essa é a terceira eleição que o nosso grupo político sofre dessa má fé. Nas eleições de 2006, para a gente eleger Jaques Wagner, nós todos na Bahia dormimos na véspera das eleições com as pesquisas dizendo que não haveria segundo turno e que nós perderíamos as eleições. Aconteceu realmente que não teve o segundo turno, mas somos nós que ganhamos com Jaques Wagner", lembrou o petista, também comparando a eleição do ex-governador Rui Costa (PT).

"Na eleição de Rui também, a mesma coisa. Novamente as pesquisas, de má fé, não era erro técnico, diziam que nós eprderíamos as eleições no primeiro turno. Duas eleições e a mesma história, o que se justifica?", questionou Jerônimo, ao ser rebatido pelo jornalista Kennedy Alencar sobre a credibiliade dos institutos Datafolha e Ipec.

Jerônimo pontuou ainda que por pouco não venceu as eleições em primeiro turno, culpando, segundo ele, uma pesquisa divulgada na véspera da eleição, dando vantagem para ACM Neto. 

"O voto útil pesa muito. Você sabe o que é, na véspera, a televisão do meu opositor dizer que eram 20 pontos de diferença? Eu tenho certeza que, se essa pesquisa não tivesse sido publicada na véspera, eu ganharia as eleições. Esse tipo de pesquisa não ajuda a democracia", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp