Eleições / Eleições 2022

Justiça determina, a pedido do MP, que coordenação de campanha recolha santinhos das ruas de Anagé

Reprodução/Google Street View
A petição foi apresentada pelo promotor de Justiça, Marco Aurélio Rubick da Silva, e acatada em caráter liminar  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 28/10/2022, às 18h06 - Atualizado às 18h07   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça determinou, a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que uma campanha política que despejou santinhos de candidato na cidade de Anagé nesta terça-feira (28) retire o material das ruas. A petição foi apresentada pelo promotor de Justiça Marco Aurélio Rubick da Silva e acatada em caráter liminar.

De acordo com a petição, 21 pessoas realizaram, por volta das 11h30, propaganda eleitoral irregular no centro do município. Segundo o documento, a movimentação contou com carro de som e percorreu diversas localidades da cidade, promovendo o despejo dos santinhos, que deverão ser retirados num prazo de oito horas, a contar da notificação.

Conforme o coordenador do Núcleo Eleitoral do Ministério Público (Nuel), promotor de Justiça Millen Castro, em reunião realizada com os promotores eleitorais de todo o estado, tendo em vista a grande quantidade de notícias de santinhos derramados no primeiro turno das eleições, o que constitui crime eleitoral de boca de urna, sugeriu que houvesse uma atuação preventiva, realizada em parceria por MP, Polícia Militar e Prefeituras.

Com isso, cada município se comprometeu a disponibilizar uma equipe de limpeza para atuar antes da abertura das sessões. "Se identificado o autor, como no caso de Anagé, os autos são encaminhados para o procurador regional eleitoral para propositura de ação para aplicação de multa", afirmou Millen Castro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp