Eleições / Eleições 2022

Caso Ana Coelho: Candidato pede a impugnação da vice de ACM Neto; entenda

BNews/Dinaldo Silva
A elegibilidade de Ana Coelho, vice de ACM Neto, tem sido questionada após ela aparecer como diretora da TV Aratu  |   Bnews - Divulgação BNews/Dinaldo Silva

Publicado em 15/08/2022, às 23h47   Samuel Barbosa e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A novela sobre a vice de ACM Neto (União Brasil) continua e parece não ter fim. Kleber Rosa, candidato ao governo da Bahia pelo PSOL, entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), nesta segunda-feira (15), pedindo a impugnação da candidatura de Ana Coelho (Republicanos). O BNews teve acesso ao pedido, assinado pelo advogado José Amando Júnior.

A elegibilidade da empresária tem sido questionada após ela aparecer como diretora da TV Aratu no quadro de sócios e administradores do CNPJ da empresa. Na ação, Kleber diz que a empresária não se desvinculou do cargo até a apresentação do pedido de impugnação.

O documento afirma, entre outras coisas, que a TV tem contrato com o Governo da Bahia, e que recebeu nos últimos sete meses R$ 2.505.978,80 do Estado. O candidato do PSOL ressalta que Ana Coelho "encontra-se em situação de inelegibilidade em relação às eleições 2022, pois deveria ter se desincompatibilizado 06 (seis) meses antes do pleito".

Mais cedo, o advogado eleitoral Ademir Ismerim, representante da campanha de Neto, informou que a chapa só se manifestaria após o pedido de impugnação. Ele também disse que a cúpula estava "tranquila" e que "tomou conhecimento da história pela imprensa". A assessoria de imprensa de Ana Coelho, por sua vez, informou que ela não iria comentar e classificou o caso como "pura especulação".

O BNews apurou ainda que a campanha do candidato Jerônimo Rodrigues também estuda fazer o pedido de impugnação. Pedro Scavuzzi, advogado da campanha do PT, informou que "ainda não há decisão sobre essa questão". 

Ana Coelho foi alçada para a vice de ACM Neto após um intenso imbróglio com a base aliada, sendo apresentada como indicação do Republicanos. Também foram cotados para a vaga o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) e o ex-prefeito de Feira de SantanaZé Ronaldo (União Brasil).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp