Eleições / Eleições 2022

Leão quer o Senado para continuar no grupo governista; entenda

Foto: Mateus Pereira/GovBA
Vice-governador desejava assumir Governo por 9 meses após renúncia de Rui para se candidatar ao Senado, fato que não aconteceu  |   Bnews - Divulgação Foto: Mateus Pereira/GovBA

Publicado em 07/03/2022, às 10h41 - Atualizado às 10h44   João Brandão e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de resolver uma polêmica, agora a base governista já precisa concentrar os esforços para resolver uma outra: após o senador Jaques Wagner (PT) anunciar que o governador Rui Costa (PT) ficará no mandato até o final, portanto não renunciará para concorrer a uma cadeira no Senado, o vice-governador João Leão (PP) não deseja ficar de mãos abanando.

Leão assumiria a cadeira de Governador da Bahia por 9 meses e estava muito contente com a possibilidade. Nos corredores, ele já era chamado pelo vocativo de governador. A desistência de Rui em renunciar foi um golpe duro para o progressista, que, agora, coloca seu preço para continuar na base: ser ele um dos candidatos ao Senado já neste ano.

O grande problema é que, nesta eleição, somente um terço do Senado será renovado. Ou seja: há apenas uma vaga por estado e, à priori, Otto Alencar (PSD), outrora cotado para concorrer a Governador, é o nome natural a ser lançado. Otto, inclusive, sempre afirmou que é pré-candidato à reeleição no Senador, lugar onde Jaques Wagner afirmou que ele gostou de ficar.

Leia também:PT lança candidato a governador que não será Wagner; veja opções
Wagner ataca ACM Neto ao apontar influência da popularidade de Lula: "Vive do avô"

Com isso, agora a briga é para saber quem será o nome da vaga. Fontes escutadas pelo BNews dão conta de que Leão só continuará no grupo se for ele o candidato, criando um novo capítulo da novela vivida pelos governistas.

Ao BNews, o ex-deputado Marcos Medrado (PP) afirmou que a notícia de que Leão não vai assumir a cadeira de governador foi difícil de digerir, mas o PP continuará em frente. Ainda nesta segunda-feira (7), lideranças do partido vão se reunir com João Leão para definir os rumos da legenda e seus próximos passos.

Artigo: A fidelidade canina de João Leão

Prefeito de Jequié e presidente da UPB, Zé Cocá (PP) declarou que ainda é cedo para falar de novas movimentações e garantiu que há busca pela unidade no grupo governista, masnão escondeu a decepção após a decisão do PT.

"Todo o mundo foi pego de surpresa. (...) Houve um choque porque de fato a gente via Leão assumindo. Nada mais honroso e de gratidão a Leão que está no grupo há muito tempo. Rui ajudaria a condução da chapa no Senado, na majoritária", afirmou Cocá. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp